Casa ou apartamento? Escolha a melhor opção para seu estilo de vida.

By 5 de fevereiro de 2018Arquitecasa, Construir
casa ou apartamento

Antes de comprar um imóvel, leve em conta pontos como segurança, liberdade, localização e tamanho do local.

Ao escolher seu lar, muitas pessoas ficam na dúvida entre apartamento e casa. Comprar um imóvel envolve um alto valor financeiro e deve ser pensado. Os dois ambientes tem características próprias, e apesar de serem adaptáveis, existem pontos que devem ser levados em conta na escolha, como o seu estilo de vida e suas necessidades.

Casas e apartamentos têm vantagens e desvantagens. Separamos alguns pontos essenciais a avaliar, antes de escolher seu novo lar.

Apartamentos

1.    Segurança: Sem dúvida esse é o ponto que faz muitas pessoas optarem por esse tipo de  imóvel. A maioria dos apartamentos tem porteiro ou portaria eletrônica, o que garante a entrada só depois da identificação.

2.    Localização: Fica cada vez mais difícil encontrar casas para morar próximas aos centros das cidades pela falta de espaço. Uma opção viável para quem deseja morar em centros urbanos é optar por apartamentos.

3.    Tamanho: Pessoas que moram sozinhas normalmente optam por apartamentos menores, o que garante, além de um preço mais em conta, maior facilidade para mobiliar, manter a casa limpa, etc. Já para famílias maiores também existem opções de apartamentos maiores.

4.    Vizinhos: Muitas pessoas deixam seus apartamentos por problemas com vizinhos. Seja o vizinho que faz barulho no andar de baixo ao seu apartamento, ou o vizinho que arrasta móveis no piso superior, é necessária muita paciência para lidar com essas questões.

5.    Socialização: Se você é novo morador na cidade, é mais fácil manter contato com vizinhos que moram ao lado de sua porta. Além disso, para as famílias que têm crianças, é uma forma de socialização entre os pequenos.

Casas

1.    Tamanho: Casas com quintais grandes, áreas de serviço ou de lazer são uma ótima opção para quem tem animais em casa e prefere garantir um espaço só para eles.

2.    Alterações: Dependendo do terreno, é possível fazer alteração na planta, como aumentar o tamanho dos ambientes.

3.    Possibilidades: É possível unir seu local de trabalho à sua casa. Imóveis de uso misto são comuns e garantem uma economia.

4.    Garagem: Dependendo do tamanho da casa, é possível que o imóvel abrigue vários carros e motos. A quantidade de vagas em apartamentos, normalmente, é contada por unidade.

5.    Liberdade: Por ter uma certa distância dos vizinhos – comparada ao apartamento –, as casas permitem que as pessoas se sintam mais livres do que se vivessem em condomínio.

Jacqueline Gonçalo, Jornalista.

Arquiteto e empreendedor, apaixonado por gente, tecnologia e soluções inovadoras.