Casa ou apartamento? Escolha a melhor opção para seu estilo de vida.

By 5 de fevereiro de 2018Arquitecasa, Construir
casa ou apartamento

Antes de comprar um imóvel, leve em conta pontos como segurança, liberdade, localização e tamanho do local.

Ao escolher seu lar, muitas pessoas ficam na dúvida entre apartamento e casa. Comprar um imóvel envolve um alto valor financeiro e deve ser pensado. Os dois ambientes tem características próprias, e apesar de serem adaptáveis, existem pontos que devem ser levados em conta na escolha, como o seu estilo de vida e suas necessidades.

Casas e apartamentos têm vantagens e desvantagens. Separamos alguns pontos essenciais a avaliar, antes de escolher seu novo lar.

Apartamentos

1.    Segurança: Sem dúvida esse é o ponto que faz muitas pessoas optarem por esse tipo de  imóvel. A maioria dos apartamentos tem porteiro ou portaria eletrônica, o que garante a entrada só depois da identificação.

2.    Localização: Fica cada vez mais difícil encontrar casas para morar próximas aos centros das cidades pela falta de espaço. Uma opção viável para quem deseja morar em centros urbanos é optar por apartamentos.

3.    Tamanho: Pessoas que moram sozinhas normalmente optam por apartamentos menores, o que garante, além de um preço mais em conta, maior facilidade para mobiliar, manter a casa limpa, etc. Já para famílias maiores também existem opções de apartamentos maiores.

4.    Vizinhos: Muitas pessoas deixam seus apartamentos por problemas com vizinhos. Seja o vizinho que faz barulho no andar de baixo ao seu apartamento, ou o vizinho que arrasta móveis no piso superior, é necessária muita paciência para lidar com essas questões.

5.    Socialização: Se você é novo morador na cidade, é mais fácil manter contato com vizinhos que moram ao lado de sua porta. Além disso, para as famílias que têm crianças, é uma forma de socialização entre os pequenos.

Casas

1.    Tamanho: Casas com quintais grandes, áreas de serviço ou de lazer são uma ótima opção para quem tem animais em casa e prefere garantir um espaço só para eles.

2.    Alterações: Dependendo do terreno, é possível fazer alteração na planta, como aumentar o tamanho dos ambientes.

3.    Possibilidades: É possível unir seu local de trabalho à sua casa. Imóveis de uso misto são comuns e garantem uma economia.

4.    Garagem: Dependendo do tamanho da casa, é possível que o imóvel abrigue vários carros e motos. A quantidade de vagas em apartamentos, normalmente, é contada por unidade.

5.    Liberdade: Por ter uma certa distância dos vizinhos – comparada ao apartamento –, as casas permitem que as pessoas se sintam mais livres do que se vivessem em condomínio.

Jacqueline Gonçalo, Jornalista.

Se você pensa em construir sua casa, use nosso simulador de custo de construção: é fácil, rápido e gratuito.

Arquiteto e empreendedor, apaixonado por gente, tecnologia e soluções inovadoras.