O que é Piso Frio

By 1 de dezembro de 2016Arquitecasa
Piso Cerâmico

Você sabe o que é Piso Frio?

O chamado piso frio pode ser feito com diversos materiais, dentre eles, a cerâmica ou porcelanato. Em ambos os casos, o piso é assentado por um pedreiro.

O piso que você vê pronto é composto por uma série de camadas sobrepostas. A última delas é a colocação do porcelanato ou piso cerâmico. Passamos bastante tempo escolhendo o tipo de piso que será usado e nos esquecemos de dar atenção ao serviço que é feito por baixo deste piso.  A durabilidade e a qualidade do piso dependem muito destas camadas inferiores. A mais importante delas é o contrapiso.

As fases principais desta etapa da obra são Execução do contrapiso (base), Assentamento do próprio piso e Rejuntamento. Entre cada uma destas fases, há um tempo de secagem da argamassa, o que demanda alguns dias. O pedreiro deve respeitar esse tempo e não deve ser pressionado para adiantá-lo, pois a secagem não só garante que ninguém pise e estrague a forma do piso, mas também deixa a água da argamassa evaporar livremente e o cimento reagir para endurecer bem e no tempo certo.

Tanto o piso cerâmico, quanto o porcelanato são resistentes à água e têm tipos de acabamentos e tamanhos variados. O porcelanato é mais recente, mais moderno e resistente, porém custa mais caro. O piso cerâmico, com opções de preço mais acessíveis, deve ser escolhido levando-se em conta não apenas a questão estética, mas também a intensidade do tráfego no ambiente. Veja na caixa do produto ou consulte um vendedor para saber se a peça é adequada ao ambiente e à intensidade de uso.

Você quer ter uma ideia de quanto custa colocar piso frio na sua casa? Use nosso Simulador de Custo de Reforma, é rápido, fácil e gratuito.

Arquiteto e empreendedor, apaixonado por gente, tecnologia e soluções inovadoras.