Chifre em cabeça de cavalo!

Chifre em cabeça de cavalo!

A profissão de arquiteto e designer exige muita pesquisa. Visito lojas, sites, oficinas, galerias, brechós, home centers. E essa avalanche de informações agita o olhar e revela novas possibilidades nas relações entre objetos e suas formas.

É meio como dizer que os designers vêem chifre em cabeça de cavalo. O Estúdio Moooi foi além. Usou o cavalo inteiro em sua Horse Lamp. É claro que entramos aqui numa seara polêmica, pois falamos de peças consideradas de gosto um pouco duvidoso. Por outro lado esse desprendimento e irreverência torna o dia-a-dia mais leve e divertido.

Mas o dia-a-dia revela surpresas às vezes não tão divertidas. Acordar num sábado e descobrir que seu vira-lata roeu o tecido do abajur é uma delas.
A outra é chegar em casa logo depois, com uma cúpula provisória, e perceber que a pressa te fez errar na escolha: era escura demais para aquele canto da sala. E como o investimento foi baixo, o filhote logicamente não se interessou por ela .

Mesmo assim resolvi não arriscar e mantive a cúpula por mais algum tempo. Então me veio uma luz: usei a habilidade da mascote em abrir buracos em abajur e com um estilete e uma régua fui abrindo rasgos de 3mm no plástico forrado de tecido preto. Tive o cuidado de abrir aletas em diferentes posições para formar um grafismo aleatório. Assim o canto ficou mais iluminado e a luminária mais divertida.

Cachorro e design são os melhores amigos do homem.

Décio Navarro, Arquiteto, Designer e colunista Arquitecasa