Reforma em Casa feita com Projeto de Arquitetura

A história de um Projeto de Arquitetura

Quem conhece e valoriza o trabalho de um bom arquiteto na pesquisa e solução de problemas, dos mais simples aos mais complexos, vai se deliciar com o projeto de arquitetura que vamos apresentar. Elaborada pelo escritório  I!Arquitectura do arquiteto espanhol Idoia Otegui, a obra Home / Dome teve a obra concluída em agosto de 2019.

No apartamento de 135m2, o profissional explorou luz e sombra, claro e escuro, cores, design, texturas e padrões de diferentes materiais. Sim, tudo o que poderia e deveria explorar num projeto residencial, está ali. Neste texto, você verá uma tradução livre da descrição da obra e do processo de projeto, elaborada pelo próprio Idoia Otegui.

Home / Dome

Desde meados do século XIX, as grandes cidades europeias levantaram a necessidade de transformar seu tecido pré-industrial. O caso de Madri, um pouco mais tarde, expande a cidade como conseqüência do aumento da população devido à crise agrícola, o que justificou a expansão da cidade pela burguesia. O terreno começou a ser entendido como um elemento de riqueza e comércio.

Assim, casas foram construídas usando uma linguagem clássica marcada e eclética como um desejo de auto-representação, e essa linguagem incluiu, graças a regulamentos muito permissivos, a construção de todos os tipos de pontos de vista, com coberturas, torres e cúpulas não habitáveis, simplesmente decorativas. Esses espaços, usados ​​com muita frequência como depósitos, hoje são os mais apreciados por sua exclusividade e representatividade. E os mais valorizados, por seus terraços e vistas de toda Madrid.

No bairro tradicional de Chamberí, encontramos uma enorme cúpula de 10 metros de altura que coroa um pequeno espaço quadrado com dois terraços de ambos os lados, conectados ao piso principal no nível mais baixo. Uma casa simétrica escalonada em 3 alturas que nos dá a oportunidade de realizar uma reforma abrangente, na qual o piso térreo retangular receberá os usos mais públicos como cozinha, sala de jantar e sala de estar, em um único espaço. Por trás de uma porta deslizante, suave e limpa, um armário chinês que surpreende com sua decoração densa e também serve como espaço de trabalho e quarto de hóspedes.

O Banheiro

Primeiramente, o banheiro localizado acima do espaço central, no andar superior, coroado pela cúpula, que só pode ser acessado por uma delicada escada tipo “marinheiro” (*) feita de tubo corrugado. Ela sobe para acessar um espaço de 10 metros altura que tem o poder e a beleza de ser inútil. Um espaço sem nome, sem uso, um Follie, uma extravagância, um luxo sublime e inútil, onde os usos sérios e convencionais da casa não têm lugar.

Por trás do quarto, um banheiro não convencional, com apenas 1 metro de largura e 10 metros de comprimento. Ele inclui todas as funções que um espaço dedicado ao prazer da limpeza e da água pode desejar. O banheiro com uma área de leitura, decorado com uma escada embutida que os pintores esqueceram quando precisavam acessar os armários com 4 metros de altura. A pia embutida em um nicho iluminado, no qual você parece bonito e poderoso no início do dia. E um grande chuveiro-varanda que voa e pula sobre as escadas, com vista para o quarto e a Serra de Madrid.

Uma porta de vidro deslizante que permite tomar banho dentro de casa sob a luz do sol da manhã. Ou com a porta aberta para o terraço externo voltado para o sul. Um chuveiro externo para tomar banho ao ar livre nos dias ensolarados de Madri, de fevereiro a outubro. E então, uma piscina ou banheira externa com água quente e uma área de solário para se bronzear. Assim, você não pode pedir mais!

Um Terraço

No terraço norte, a sala de jantar de verão, à sombra da cúpula, uma cozinha externa totalmente equipada e uma mesa grande para convidar amigos. A 140 metros, um local onde você pode desfrutar sozinho ou compartilhar, e se surpreender com uma das melhores vistas de Madri a partir de uma de suas cúpulas mais emblemáticas.

Estratégias do projeto de arquitetura

Um. O existente, as camadas de texturas.

Alguns edifícios, quase todos, têm personalidade, personalidade que se formou ao longo dos anos, manifestando-se em suas paredes, pisos e tetos, sobrepondo rebocos, tintas e papéis, amolgadelas, bordas achatadas, pisos desgastados por terem sido pintados. Pisou tantas vezes, sequências de peles, camadas da vida, texturas que testemunham a passagem do tempo, sua história.

É por isso que agora, ao iniciar um novo estágio / camada na história de um espaço, primeiro avaliaremos e traremos à luz as partes mais importantes que manifestam a passagem do tempo, tentando recuperar as texturas mais valiosas e bonitas. Conservaremos alguns deles, daremos nova vida a outros e também colocaremos novas camadas que falam do nosso tempo, para deixar uma nova marca no futuro.

Dois. Uma nova maneira de entender o espaço.

O objetivo do projeto de arquitetura desta reforma é restaurar a casa ao seu espírito original. Ao mesmo tempo, quer adaptá-la aos regulamentos e conforto atuais. Quanto à distribuição, a ideia é para respeitar a sua composição clara, o eixo clássico paralelo à fachada em enfilade: estada / sala de estar / estada, terraço / estada / terraço. Mas a partir da lógica de planejamento e do tratamento contemporâneo dos espaços, você faz adaptações às novas maneiras de usá-los, mais versáteis, abertos à mudança. Nosso cliente faz tudo. Ele cozinha, pinta, trabalha, pratica ioga e, acima de tudo, é um grande anfitrião. Gosta de convidar amigos e fazê-los sentir-se em casa, e isso também tem a ver com a maneira como as pessoas se relacionam, permitindo tanto a independência quanto a conexão dos espaços.

Três. materiais

Queremos uma casa de qualidade, ao mesmo tempo moderna e muito respeitosa com o espírito original do edifício e sua época (os anos 50). Procuraremos a beleza clássica dos materiais existentes, como carpintaria, molduras, piso em ladrilhos hidráulicos hexagonais. Em seguida, nós os combinaremos neste projeto de arquitetura com bons materiais (que não são nobres) que também são atemporais, práticos e bonitos.

Quatro. Uma casa bem iluminada, cheia de objetos bonitos

Cerque-se de belos móveis e objetos. Porque os nossos, já usados, desgastados, impregnados de nosso uso, muitas vezes transformados – que aperfeiçoam suas formas e se tornam preciosos -, já são apreciados muitas vezes. Mas também os tenha novos, os desejados… todas essas coisas que te fazem feliz !!!

E uma casa com boa iluminação nos faz parecer bonitos, e bonitos nos tornamos poderosos!

Cinco. E nós vamos piscar …

Qualquer piscadela com senso de humor, ou que tenha a ver com seu novo ocupante, com seu modo de ser e com seus convidados. Finalmente, faremos com que esse antigo espaço “pareça” moderno. E deste modo, que esse novo ocupante “pareça” bom e feliz, como se esta sempre tivesse sido a sua casa.

Fotografia: @idoiaotegui

(*) nota do tradutor: o texto original chama escada de gato