Pisos drenantes e drenagem do solo para o seu projeto

Piso drenante é indicado para alguns terrenos que sofrem com acúmulo de água mais constante que outros. Somente um levantamento topográfico poderá indicar a causa do problema – que pode ser da chuva até mesmo problema de infiltração.

Importância da drenagem do solo

Quando o terreno está encharcado ou possui uma quantidade exagerada de água, a drenagem do solo é imprescindível para escoar, redirecionar ou retirar a água do local.

Existem diferentes tipos de drenagem do solo (confira aqui as mais comuns), mas o objetivo é o mesmo: aliviar a quantidade de água no solo, evitando problemas futuros. Se você tem um problema de drenagem ou está considerando um projeto de drenagem do solo para o seu projeto, sempre consulte um profissional qualificado.

Caso o seu projeto não exija essa tarefa, mas mesmo assim a drenagem continua sendo necessária em algumas áreas, existem alternativas, como a utilização de pisos drenantes. Vamos falar mais sobre eles a seguir!

O que são pisos drenantes

Como o nome mesmo já indica, pisos drenantes são aqueles que deixam a água passar. Em vez de criar uma barreira para o escoamento, este tipo de piso facilita a permeabilidade da água no solo. Por esta praticidade, este material é classificado como eco-friendly, pois é utilizado, também, para evitar enchentes e alagamentos.

Caso esteja considerando o piso permeável, saiba que opções não vão faltar. Feito com diferentes tipos de materiais, eles podem intertravados, pisograma ou drenantes. Independente de qual escolher, seja feito com cimento ou resina, a função permeável é a mesma.

Vale lembrar que a facilidade na absorção da água também está ligada à base sob a qual o material é instalado. Antes da sua aplicação é feito um berço, formado por uma camada de brita grossa, outra de brita fina e, na sequência, outra de areia. Após concluída esta etapa, o local está preparado para receber a camada final que é o piso drenante.

Pisos drenantes: vantagens

Os pisos drenantes são atérmicos e antiderrapantes, podendo ser instalados em garagens, estacionamentos, calçadas e até jardins. Confira abaixo as vantagens dessa opção:

Sustentabilidade

A grande vantagem do piso é a sustentabilidade. Isso porque, além de evitar a formação de poças, de enchentes e alagamentos, eles drenam a água para o solo, evitando contaminação no lençol freático. Esse material não é sustentável apenas no seu uso, mas também na sua fabricação que utiliza matéria-prima reaproveitada que utiliza pedras, cimentos e até mesmo pneus reciclados. Desta forma, optar por um piso drenante é uma forma de minimizar os impactos ambientais.

Uma curiosidade do seu uso, é que esse tipo de piso pode favorecer as árvores urbanas, deixando as cidades mais verdes. O motivo é porque quando elas estão plantadas em um espaço muito pequeno, existe uma dificuldade para se desenvolverem. Com o piso, a água e ar passam e chegam até o nível das raízes. E as árvores, como sabemos, são fundamentais para diminuir o efeito de ilha de calor nas grandes cidades.

Resistência

Durabilidade e resistência são outras duas características fundamentais dos pisos drenantes. No entanto, para desfrutar desse benefício é necessário que tenha claro a função do lugar no qual o piso será aplicado. Por exemplo, em locais com tráfego de carros e até veículos maiores, o material precisa ser mais resistente do que em áreas de paisagismo. Por isso escolha o seu material de acordo com as particularidades do local de instalação.

Segurança

Outro benefício é a circulação de pessoas com mais conforto e segurança, já que o piso drenante é poroso e antiderrapante, prevenindo acidentes com quedas e escorregões.

Conforto térmico

Esse tipo de revestimento pode diminuir em até 7º C a
temperatura da superfície se comparado, por exemplo, com o asfalto. Isso acontece porque o material tem isolamento térmico e não absorve todo o calor do sol, dando um equilíbrio na temperatura, deixando o ambiente mais fresco. Isso faz com que essa opção seja ótima para áreas externas da casa, como jardim e piscina, onde o sol pode bater o dia todo.

Imagem de Anderson Martins Anizio por wikimedia