Museu de Arte Moderna do Rio retrata urbanismo mundial

Museu de Arte Moderna do Rio retrata urbanismo mundial em exposição recém inaugurada.

O MAM RJ inaugurou a exposição ‘Horizonte Construído – Fotografia e Arquitetura nas Coleções do MAM’. Com curadoria de Luiz Camillo Osório, a mostra reúne 67 fotografias registradas por 36 artistas, entre eles Abelardo Zaluar, Adonai Rocha, Alair Gomes, Ana Holck, Athos Bulcão, Bernd e Hilla Becher, Cássio Vasconcellos, Cristiano Mascaro, Eduardo Aigner, Elza Pedrosa, Geraldo de Barros, Hildegard Rosenthal, Salomon Cytrynowicz, Sérgio Duarte e Thomaz Farkas.

“A anti-espetacularidade é outro elemento recorrente nestas fotografias. A sedução do olhar parece vir pela captura daquilo que o arquiteto suíço Peter Zumthor chamou de atmosfera na arquitetura: uma tonalidade afetiva imaterial que noz faz experienciar a construção de um modo singular. Talvez seja justamente a captura da atmosfera o que impressiona nos resíduos industriais do casal alemão Becher, nos telhados abismais de Geraldo de Barros, na luz de Gautherot, nas perspectivas de Cristiano Mascaro. A atmosfera pode ser vista como a liga poética entre horizonte e construção, entre fotografia e arquitetura”, afirma o curador.

As imagens pertencem ao acervo do museu e aos comodatos de Gilberto Chateaubriand e Joaquim Paiva. Estão divididas em quatro núcleos: ‘Linha do Horizonte’, ‘Abstrato’, ‘Intermediário’ e ‘Alemães e Afins’. Até 23 de janeiro de 2011, com ingressos a partir de R$ 8. Mais informações sobre preços, horários e localização, você encontra no site www.mamrio.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *