Sua casa automatizada
A tecnologia é uma grande aliada no nosso dia a dia de todos nós e os smartphones mudaram a forma de fazer algumas coisas. E, cada vez mais, casas e apartamentos também podem contar com essa ajuda. A automação residencial é definida por deixar a casa mais automatizada, e a vida do proprietário mais prática e confortável.
Por que contratar um profissional de automação residencial e como fazer um projeto de automação residencial?
O profissional especializado em automação vai desenvolver e implantar um projeto para oferecer conforto, segurança e economia para sua casa, usando a tecnologia. Por isso, ele oferece tanto o projeto quanto os equipamentos para fazer da sua casa uma residência inteligente
O projeto de automação residencial é sempre personalizado, porque ele tem a ver com as características específicas da sua casa, e o resultado, igualmente, deve ser sempre prático, seguro e útil.
Quais são os usos mais comuns da automação residencial?
Os principais usos da automação residencial passam por:
– Projeto de iluminação: ele deve apresentar opções pré-programadas e combinadas com você para configurar luzes para festas, para assistir filmes, enfim, de acordo com o uso que você queira dar ao ambiente ou espaço.
– Sistema de Som: deve permitir a distribuição de som e música para todos os ambientes da casa, igualmente, de acordo com o uso que você queira dar ao ambiente.
– Climatização: deve integrar os sistemas de ar condicionado de modo que possam ser controlados por aplicativos via celular ou tablet, garantindo que a casa esteja sempre com a temperatura ideal para receber os moradores, evitando o desperdício de energia nos momentos em que seu uso seja desnecessário.
– Jardim: deve possibilitar a irrigação automatizada do jardim, feito por meio de sensores de umidade instalados para manter as plantas sempre em sua condição ideal.
– Segurança: deve permitir a visualização das câmeras de segurança pela internet ou por aplicativos, além de abrir um canal de comunicação direta com a polícia e/ou empresas de segurança – para o caso de invasão ou alguma atitude suspeita -, controlar sensores de fumaça e ativar
sprinklers para contenção do fogo.
– Biometria: deve limitar o acesso à residência por meio de biometria na fechadura, possibilitando o bloqueio ou desbloqueio remoto, e facilitando a entrada de visitantes autorizados.
– Eletrodomésticos: deve permitir que aparelhos que possuam integração com a automação residencial possam ser ativados remotamente, pelo smartphone ou tablet, para que funcionem e trabalhem na ausência do morador. São exemplos de aparelhos integrados o aspirador de pó sem fio, máquina de lavar roupa, geladeira, televisão, aparelhos de som.
Como funciona a automação residencial?
Os equipamentos passíveis de integração são conectados à rede sem fio de internet e integrados entre si. Uma vez conectados à rede, passam a ser acionados via smartphone, tablet ou computador, comunicando-se por meio de um controle centralizado. A instalação é realizada por um técnico especializado em automação residencial.
Quais são os benefícios da automação residencial?
Os principais benefícios da instalação da automação residencial são:
– conforto e praticidade, uma vez que sua casa realiza algumas atividades de forma autônoma para que você não tenha mais que fazer isso.
– segurança, uma vez que protege tanto os moradores quanto seu patrimônio.
– economia, pois evita que luzes e aparelhos de ar condicionado fiquem ligados sem necessidade.
Quando é ideal fazer automação residencial?
Essa análise é sempre muito particular e varia caso a caso, mas a resposta, de um modo geral, é: você deve contratar um serviço de automação residencial quando sentir que um dos benefícios listados acima está fazendo muita falta.
Agora que você já entendeu como fazer para deixar sua casa mais inteligente, procure por um profissional especializado na plataforma do Arquitecasa. E tão logo o serviço seja realizado, acesse a página do serviço e avalie o profissional contratado, oferecendo o máximo possível de detalhes e ajudando futuros contratantes na escolha do melhor profissional.