A sustentabilidade no uso de materiais e equipamentos é uma questão cada vez mais presente na construção civil. De acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), mais de 50% da geração de resíduos sólidos oriundos de atividades humanas são provenientes da construção civil.
Assim, a redução de resíduos e entulhos dos canteiros de obras e as formas de extração das matérias primas estão entre os principais desafios a serem enfrentados.
O conceito de construção sustentável foca na redução de energia, água, materiais e bens naturais, desde o projeto até o final da obra e seu uso.
Isso não se restringe à diminuição dos resíduos sólidos, mas também ao cuidado no tratamento de água e na pesquisa de novas soluções construtivas para residências.
Portanto, veja quais são os principais benefícios de uma construção sustentável.
O que é construção sustentável?
Esse conceito surgiu nos anos 70, após a crise do petróleo, e refere-se à construção de casas, apartamentos e prédios que tenham harmonia com o meio ambiente.
Os arquitetos buscavam reduzir o consumo de energia e procuravam novas alternativas para a construção. Desde então, a busca da sustentabilidade nas obras se tornou mais frequente na arquitetura mundial.
Além da arquitetura, o conceito de sustentabilidade também chegou às residências em geral, devido a questões financeiras, de inovação e responsabilidade socioambiental.
Dentre os principais benefícios de uma construção saudável estão:
Economia na construção
Reduzir o desperdício de materiais e resíduos naturais é positivo, pois isso diminui o custo geral da obra. Esse tipo de construção também permite a reutilização de materiais em bom estado de conservação. E o que não for utilizado deve ser descartado em locais adequados para esse tipo de entulho.
Mais segurança
Uma obra sustentável é mais segura, pois a baixa quantidade de entulhos gerados no canteiro de obras ajuda a evitar acidentes dos funcionários, como quedas e escorregões.
Maior eficiência na gestão da água
Um dos principais pontos é desperdício no uso da água, que causa não só impacto financeiro, como também ambiental. Por isso, a gestão da água é vital tanto antes, quanto depois da obra.
Muitas soluções têm ganho espaço no mercado, como os sistemas de racionamento e reaproveitamento de água da chuva. Com a economia desse recurso, a casa otimizará os custos na obra e no uso diário do imóvel.
E você, procura por um bom Arquiteto para orientar o projeto e obra da sua casa?
Peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!