Cadeira Arkade de Nanna Ditzel

Brdr Krüger é uma renomada marca escandinava de móveis que, como outras da região, costuma vasculhar seu arquivo para lançar novos produtos. Um exemplo disso é seu mais novo lançamento, a Arkade Chair, desenvolvido em 1983 pela arquiteta dinamarquesa Nanna Ditzel. Ao contrário de peças mais conhecidas, como a Flower Table e o Lulu Cradle, a peça nunca foi colocada em produção.

O nome Arkade Chair, ou “cadeira de arcade”, faz referência à arquitetura caracterizada por arcos recorrentes. A própria cadeira é composta de formas curvas e circulares, escolhidas em diferentes cores e materiais. “A cadeira Arkade tem a marca do design de Nanna”, disse Dennie Ditzel, filha de Nanna. “É uma cadeira arrojada e diferente, não passa despercebida”.

Embora Nanna fosse arquiteta, ela começou a trabalhar com marcenaria. Fez parceria em muitos projetos com o primeiro marido, Jørgen Ditzel, e depois colaborou com seu segundo marido, Kurt Heide.

Ditzel, falecida em 2005, desenvolveu a cadeira Arkade com Niels Krüger, um descendente dos fundadores de Brdr Kruger Theodor e Ferdinand Krüger. O design compreende três elementos principais: um par de arcos de madeira dobrados a vapor formam as pernas, círculos curvos criam o assento e o encosto estofados, e elementos finos de metal fornecem os suportes.

Cada um desses elementos está disponível em diferentes acabamentos. As pernas são em carvalho natural ou manchado, o quadro pode ser em latão, cromo ou preto, e os assentos vêm em vários tecidos e couros.

Fiéis a Nanna

“Queremos permanecer fiéis ao caráter colorido de Nanna e desenvolver todo o potencial da cadeira Arkade”, disse Jonas Krüger, diretor criativo da Brdr Krüger, “especialmente para arquitetos de interiores, que podem trabalhar com uma cadeira cheia de personalidade, materialidade e possibilidades de personalização”.

Outras reedições de design do ano passado incluem a cadeira Grasshopper, de Finn Juhl, e a cadeira Pantanova, de Verner Panton. A decisão de Brdr Krüger sugere que há um interesse crescente do mercado nas décadas de 1970 e 1980. A Arkade Chair está estreando no novo show room da empresa, em Copenhague.

Imagens: Michael Rygaard