Ações socioambientais são cada vez mais comuns e obrigatórias no setor da construção civil. Os estacionamentos merecem também atenção especial quanto a este conceito.
O projeto de estacionamento de um edifício sustentável difere significativamente dos projetos de estacionamentos tradicionais. Nos estacionamentos cobertos, onde existe uma grande demanda de energia elétrica para iluminação artificial e exaustão, é importante considerar estratégias para a redução do consumo. Por exemplo, alguns empreendimentos já utilizam medidores de monóxido de carbono (CO) nas garagens para ligar o sistema de exaustão apenas quando o ar da garagem estiver com o nível do poluente acima dos limites aceitáveis, o que economiza energia.
Outro ponto a ser modificado é o projeto luminotécnico das garagens, que pode considerar uma divisão de circuitos para garantir uma iluminação permanente nas áreas de circulação e uma iluminação controlada por detectores de presença nas áreas das vagas de estacionamento.
Estacionamento aberto
Já nos estacionamentos abertos, é importante considerar o tipo de pavimento a ser utilizado para que a drenagem do terreno não seja reduzida. Isso pode ser resolvido com um projeto de drenagem que dimensione o volume de água a ser infiltrado em relação às chuvas do local e, se necessário, que utilize pavimentos drenantes. Outro fator importante nos materiais de pavimentação é o índice de refletância solar do material. O asfalto, por exemplo, tem um índice de refletância muito baixo, acaba guardando calor, contribuindo assim para aumento da formação das ilhas de calor nas cidades.
A utilização de vagas preferenciais para veículos de baixa emissão e baixo consumo é um critério definido pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), assim como o incentivo para programas de carona e vagas para bicicletas nos edifício. Os arquitetos já têm incorporado estas estratégias na concepção de seus projetos, bem como o uso de painéis solares, para gerar energia e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Outra estratégia que está sendo adotada é a criação de um posto de entrega voluntária de resíduos recicláveis e a neutralização de carbono (Programa CO2 Neutro).
Fernando Beltrame, colunista Arquitecasa e diretor da Eccaplan