Arte, técnica e inovação

Arte

Artista trabalha com pinturas esmaltadas e desenhos em ponta seca diretamente na cerâmica.

Rian Fontenele, artista plástico cearense, utiliza a cerâmica como suporte para sua arte em desenho e pintura. Depois de realizar pesquisas e experiências em laboratório ao longo de 2011, o artista optou por trabalhar com duas técnicas para construir uma linguagem artística.

São pinturas esmaltadas e desenhos em ponta seca diretamente na cerâmica. Na primeira, a superfície da cerâmica é queimada em forno industrial a 1.500ºC, o que faz o pigmento assumir um aspecto vítreo. Na segunda, o artista realiza rebaixamentos na cerâmica até alcançar a argila. O resultado é um trabalho mais leve, com mais cor, volume, movimento e luz, dando mais vida à sua obra. Segundo Rian, as imagens “são como se rememoradas de alguma lembrança distante, silenciosa e gasta”.

Nascido em Ubajara, Ceará, o jovem artista de 34 anos é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará. Sua mais recente exposição ocorreu na Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea, em Fortaleza. Vale a pena ficar de olho nas próximas!