Foto: Christin Hume | Unsplash
Por que é importante saber quanto vale a sua casa ou apartamento?
Conhecer o valor do seu imóvel é muito mais do que apenas uma curiosidade. Essa informação traz uma série de benefícios e ajuda a tomar decisões financeiras mais assertivas. Muitos clientes, em meio ao serviço de Orientação Técnica, se deparam com a hipótese de negociar um imóvel, seja como parte do planejamento financeiro para construção de uma casa ou mesmo de compra para reforma.
Veja os principais motivos para você saber o preço da sua casa ou apartamento:
Venda ou Compra Imobiliária: O preço certo facilita a negociação, seja para vender ou comprar. Você garante um bom negócio e evita prejuízos – em especial, ao acelerar a velocidade de venda.
Planejamento Financeiro: Seu imóvel é parte do seu patrimônio. Saber quanto ele vale ajuda no planejamento a longo prazo, seja para aposentadoria, heranças ou emergências. Além disso, hoje você pode usar seu imóvel como garantia para obtenção de empréstimo que viabilize a aquisição de outro imóvel ou de um veículo.
Reformas e Valorização: Com o valor de mercado em mente, você pode investir em reformas que aumentem ainda mais o preço do seu imóvel.
Empréstimos e Refinanciamentos: Imóveis podem ser usados como garantia para financiamentos. Quanto mais valorizado, mais crédito você pode obter.
Impostos e Custos Legais: O valor do imóvel impacta diretamente impostos como IPTU e ITBI, além de custos em inventários.
Mercado de Aluguel: Definir o aluguel ideal é mais fácil quando você conhece o valor real do imóvel e as condições do mercado.
Saber o valor da sua casa ou apartamento é fundamental para qualquer transação imobiliária ou decisão financeira!
E como se calcula o valor de um imóvel?
Para calcular o valor de um imóvel é necessário avaliar alguns aspectos e características que influenciam na formação do preço. É preciso ter em conta a localização, principal variável no mercado imobiliário, dimensão do imóvel, estado de conservação e os diferenciais que valorizam a casa ou apartamento.
Valor do metro quadrado na sua região
Uma primeira informação a se levantar é pesquisar como estão os valores que outros proprietários de imóveis estão pedindo em sua região. Compare seu imóvel com outros que tenham características semelhantes, como área, quantidade de dormitórios, banheiros, vagas de garagem, piscina, etc.
Localização
Como foi dito, localização é a variável mais importante, pois é ela que dá origem às pesquisas de quem está buscando adquirir um imóvel. O valor do seu imóvel é influenciado pelo bairro onde está situado. A facilidade de acesso, a oferta de transporte coletivo, de comércio, hospitais e escolas, por exemplo, são indicativos importantes na pesquisa de quem busca um imóvel.
Estado de conservação
Um imóvel em bom estado de conservação pode ser vendido mais rapidamente. Caso sua casa ou apartamento precise de uma reforma ou de pequenos reparos, avalie se vale a pena realizar o serviço e obter ganho no preço de venda.
Diferenciais do seu imóvel
Itens como lavanderia coletiva, coworking, e academia podem valorizar muito seu imóvel, se ele for um apartamento, além de vagas de garagem, piscina e churrasqueira, de um modo geral. Isso deve ser considerado na precificação do seu imóvel.
Faça uma simulação com nossa planilha
Para te ajudar na busca por este valor, criamos duas planilhas, uma para simular o valor da sua casa e outra para simular o valor do seu apartamento. Não temos a pretensão de orientar o mercado imobiliário, mas de colaborar com a sua pesquisa e oferecer um processo de cálculo organizado que considera algumas variáveis com as quais temos afinidade. Em especial, aquelas que dizem respeito aos custos de obras de reforma ou construção.
E se você tiver alguma dúvida, fale com Arquimedes.