Uma casa feita em Steel Frame é resistente?

Steel frame

A resistência do Steel Frame

O Light Steel Frame – LSF ou, simplesmente, Steel Frame, é um sistema construtivo que utiliza como estrutura um conjunto metálico feito em aço galvanizado leve. O fechamento do sistema é feito com chapas internas e externas: são as placas de gesso, OSB e cimentícia. Esse sistema tem baixo peso e, ao mesmo tempo, é muito resistente. É um método de construção a seco muito difundido nos EUA, Austrália e partes da Ásia e Europa, que começa a ganhar espaço no mercado brasileiro. Estes países sofrem com a incidência de vendavais e tempestades, e o LSF tem excelente desempenho no enfrentamento destas situações, suportando todos os problemas.

Ainda assim, há muita desinformação quanto ao uso do LSF no Brasil. O Steel Frame acaba sendo desqualificado, em geral, porque as pessoas confundem a leveza de sua estrutura com fragilidade. O sistema é mesmo muito leve. Um sobrado de Steel Frame chega a ser até 8 vezes mais leve do que outro feito com alvenaria convencional.

Todavia, essa leveza não significa fragilidade, muito ao contrário. A resistência do LSF é capaz de reduzir prejuízos causados até por enchentes. As construções em alvenaria absorvem a água e acabam sujeitando seus moradores a situações insalubres provocados pela umidade. No caso do Steel Frame, o aço não absorve água e, no máximo, pode ser necessário substituir algumas placas, se estas apresentarem umidade.

O sistema também tem excelente desempenho em situações de terremoto. No vídeo abaixo (em inglês), por exemplo, você vê um edifício de seis andares feito com estrutura de Steel Frame sendo submetido a testes sísmicos. O teste é feito sobre a maior mesa de agitação externa do mundo. O resultado é incrível!

Padronização

Os materiais utilizados no sistema Steel Frame são selecionados e 100% padronizados. A ABNT edita as normas brasileiras e seu objetivo visa atender aos mais rígidos padrões de controle de qualidade. A padronização, por sinal, é um dos diferenciais do LSF. Aqui no Brasil, os materiais que compõem o sistema são certificados pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas e pelo Falcão Bauer Centro Tecnológico de Controle de Qualidade.

O Steel Frame, com seus perfis leves de aço galvanizado, preenchidos com lã de rocha (ou lã de vidro ou lã de PET) e fechados com painéis de gesso e placas OSB e/ou cimentícias, constituem um sistema capaz de oferecer grande resistência e durabilidade. O conforto também é um item a destacar, pois seu desempenho é excelente nos quesitos térmico e acústico. Além disso, o ciclo de produção com LSF é excelente do ponto de vista ambiental, uma vez que gera praticamente nenhum resíduo durante e após a construção.

Não bastasse todas essas vantagens, o Steel Frame também é extremamente versátil, podendo ser usado em praticamente qualquer projeto de arquitetura, em especial, os residenciais.

Ficou interessado em construir sua casa em Steel Frame? Então saiba mais sobre nossa Gestão de Processos Otimizada e faça uma Consulta de Projeto para começar a viver uma experiência única, do começo ao fim.