Para quem gosta de ler sobre história da arquitetura colonial no Brasil, a dica de hoje é o livro ‘Núcleos Coloniais e Construções Rurais no Estado de São Paulo’, do arquiteto e pesquisador Eduardo Carlos Pereira. O autor é um estudioso da evolução da moradia, de suas técnicas de construção e dos modos de habitar, passados de geração a geração. Ele pesquisa, desde 1979, a arquitetura dos italianos em Núcleos Coloniais, como registro das manifestações construtivas decorrentes das necessidades dos imigrantes em contato com a nova terra.
Este estudo envolveu o registro do conjunto de construções do Núcleo Colonial Barão de Jundiaí, ainda existentes em 1980, e o levantamento dos documentos sobre sua implantação. Além disso, foram documentados os relatos de pessoas que faziam parte da comunidade, sobre objetos, utensílios, ferramentas e mobiliário em desuso nos barracões – peças, posteriormente, levadas à exposição no MASP.
Fartamente ilustrado e com prefácio do arquiteto Silvio Savaia, o livro é certamente um documento precioso de nossa história.