A cor e a percepção do espaço
Sabe-se que as cores exercem um papel importante na percepção que temos do espaço. Esse é um dos motivos pelos quais a pintura da casa ganha um peso que vai para além da seleção de uma cor ou outra. Essa combinação interfere em nossa percepção do ambiente e, com isso, até na sensação de conforto. E isso ocorre não apenas por questões físicas e biológicas, mas também por causa de uma construção social e cultural ocorrida ao longo de muito tempo.
A percepção das cores está ligada às nossas memórias primitivas. As cores são capazes de evidenciar detalhes e de provocar emoções e efeitos visuais. Por exemplo, quando você quer decorar ambientes pequenos, é melhor optar por cores claras.
Sensações transmitidas pelas cores
As cores têm o poder de alterar nosso estado de espírito. Elas geram sensações e estimulam nossos sentidos e o desenvolvimento de atividades no espaço.
Por isso, confira as principais sensações transmitidas pelas respectivas cores nos ambientes residenciais:
O Amarelo traz a ideia de curiosidade, jovialidade, otimismo.
Já o Azul transmite a sensação de segurança, positividade, confiança e é muito usado em espaços comerciais para inspirar tal fim, como escritórios, empresas em geral, agências bancárias.
O Bege é considerado uma cor elegante. Tem um efeito calmante e é perfeito para decorar paredes de salas e dormitórios. Por sua neutralidade, adequa-se bem a qualquer ambiente, linguagem e estilo.
O Branco, ou a cor branca, ou alva é a junção de todas as cores do espectro de luz visível. Por isso, é definida como ‘a cor da luz’ em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparece como clareza máxima, por tanto é a ausência de cor. O branco multiplica a luz e o espaço. É muito usado na pintura de espaços pequenos ou com pouca iluminação natural.
O Laranja é o resultado da combinação do vermelho com o amarelo e vermelho e traz a ideia de euforia, de entusiasmo, criatividade e intensidade.
O Marrom traz sobriedade ao ambiente e remete a elementos da natureza.
O Preto é uma cor que evoca refinamento e introspecção, mas também expressa agressividade. É muito usado como suporte para realçar outras texturas, em detalhes.
O Verde traz a calma, a serenidade e o bem-estar. É usado em espaços onde atividades ligadas à saúde são desenvolvidas, como tratamento em clinicas, por exemplo.
O Vermelho é a cor da energia e do impulso. É usada em áreas comerciais como fast foods, onde é importante o desejo pelo consumo;
O Violeta transmite bem-estar, calma, suavidade
Criando ambientes harmoniosos
Uma casa bem projetada, com decoração adequada ao estilo e linguagem desejados pelos proprietários, e atento à correta aplicação das cores em cada um dos ambientes, é parte do desejo de cada um de nós. É como a nossa casa dos sonhos.
E na busca por criar ambientes harmoniosos, usar corretamente as cores traz sempre excelentes resultados. Seja diminuindo o esforço visual ou aumentando o desempenho nas atividades realizadas no ambiente, reduzindo ou aumentando a intensidade e o efeito da luz, ou buscando alterar a percepção de amplitude dos espaços. O uso das cores em ambientes residenciais exige equilíbrio.
Aplicação das cores nos ambientes
E a pergunta que fica é sempre a mesma: qual cor eu devo usar em cada um dos ambientes? Vamos lá:
Nos Banheiros, recomenda-se o uso de cores claras para que a limpeza do ambiente esteja sempre visível. Assim, o branco ou tons bem claros de bege, creme, cinza, verde e azul são boas opções para combinar elegância e boa iluminação no banheiro, que também acaba por deixá-lo maior.
Nos ambientes onde fazemos as refeições, ou seja, Cozinha – aberta ou fechada -, sala de jantar ou sala de refeições, as cores mais apropriadas seriam aquelas que despertam a fome, ou seja, as ditas cores quentes: amarelo, laranja, vermelho e ocre. Mas isso não é receita de bolo e é importante sempre levar em consideração a iluminação dos ambientes, por exemplo.
Em caso de ambientes abertos, contínuos, deve-se ter atenção à composição de cores de paredes e móveis do conjunto de ambientes. A iluminação natural dos ambientes também interfere na escolha da cor da parede. O ideal é evitar o uso de cores frias como o cinza, azul, roxo e lilás, mas essa não é uma regra fixa.
O Dormitório, como espaço de descanso, indica a escolha de cores frias, como tons de azul e lilás, que acalmam e ajudam a relaxar. O uso de cores quentes – tons de amarelo, laranja e vermelho – deve ser feito com cuidado em objetos de decoração, evitando provocar a sensação de agitação.
O Home Office ou Escritório é o espaço de trabalho em casa, por isso as cores devem apresentar cores estimulantes e atraentes. O contraste entre as cores das paredes, dos móveis e dos objetos de decoração, é um artifício recomendado. Se o objetivo for o estímulo para a realziação de atividades intelectuais, é mais recomendado o uso de cores como o amarelo, laranja, ocre, marrom.
Se você vai construir ou reformar sua casa e deseja contar com um Projeto de Arquitetura que valorize o seu investimento, faça contato conosco. Ajude-nos a entender o que você pretende fazer.