Uma deliciosa descoberta da arquitetura andina

Uma deliciosa descoberta da arquitetura andina

Patagônia – Argentina. San Martin de Los Andes, com o famoso Cerro Chapelco, é um vilarejo. Ele está dentro do Parque Nacional do vulcão Lanín, na província de Neuquén. Lá, as construções seguem a preferência pelos materiais naturais: madeira e pedra. Na arquitetura daquela maravilhosa região de lagos e cenários inesquecíveis é difícil encontrar uma casa sem um colorido jardim na frente e delicadas janelas de madeira.

Pude conhecer o trabalho de um arquiteto local, Pablo Velasco Suarez, e me deparei com lindas residências; cada uma com sua identidade individual. São projetos atuais, muito ricos em materiais nobres e de bom gosto.

Alguns tópicos me chamaram muito a atenção. Dentre eles, o uso de cabos de aço para sustentar as águas de um telhado, dispensando o uso de vigas transversais; a utilização de elementos como pedras e madeira dentro dos box dos banhos e, acima de tudo, o respeito pelo lugar e pelos materiais.

O lugar tem uma natureza de vistas cênicas que preenche a alma de quem por ali passa e, com certeza, a arquitetura dos projetos contribui muito para isso.

Alessandra Gavazzi, decoradora e colunista Arquitecasa