O conceito de ambientes integrados tem mudado a concepção dos espaços nos projetos de arquitetura para construção de casas e apartamentos mudou nas últimas décadas. Antes divididos em ambientes separados, como quarto, sala e cozinha, os projetos têm buscado, cada vez mais, a integração destes espaços.
Esta integração é presente na arquitetura moderna, linguagem que traz ambientes abertos, claros e ventilados por portas, paredes baixas e janelas. Ainda assim, os quartos, como ambientes privados que são, têm se mantido isolados, como representantes da máxima individualidade do seu ocupante.
Dentre os ambientes mais integrados em projetos residenciais, os destaques são sempre a sala e a cozinha. Como se sabe, há soluções menores que unem quarto, sala de estar e cozinha em um único ambiente. Estas são os atuais, modernos e micro-espaços dos studios, ou as antigas e mais generosas kitschnetes. Mas estes são projetos desenvolvidos para uma pessoa, normalmente.
Além da unificação dos ambientes, a integração em casas e apartamentos costuma conferir uma sensação de maior amplitude. Por isso, esta solução de projeto é ideal para residências menores que precisam otimizar seu espaço.
Como integrar os ambientes da casa
Antes de unificar os ambientes da casa, é necessário fazer um planejamento prévio, que visa dimensionar o espaço e também medir os móveis a serem utilizados no local. Esse planejamento deve ser feito de acordo com as prioridades do morador, analisando não apenas a funcionalidade do espaço, mas também seu conforto e linguagem na decoração.
Caso seja necessário demolir alguma parede para unificar os ambientes, tenha atenção quanto à presença de vigas e pilares no local. Deste modo, você reduz o risco de a alteração gerar algum prejuízo à estrutura geral do imóvel. De todo modo, este tipo de intervenção vai exigir a aprovação prévia do condomínio ou do órgão de controle local, e isto deve ser feito por um profissional.
Vantagens de ter ambientes integrados
A opção por integrar os espaços de uma casa traz muitos benefícios. Além de ambientes mais iluminados e amplos para receber os móveis, como mesa e cadeiras na cozinha, os ambientes ganham em outros quesitos.
Mais praticidade
Ambientes integrados são mais práticos e funcionais, uma vez que facilitam a decoração, a movimentação de móveis, cargas e outros objetos pesados. Como resultado são reduzidos os riscos de danos.
Mais conforto
Casas e apartamentos estão ficando cada vez menores. Cada centímetro quadrado é fundamental para melhorar tanto a circulação das pessoas, quanto a disposição de móveis, acessórios e outros objetos de decoração.
Valoriza outros ambientes da casa
Na maioria das residências, o foco da decoração é centrado na sala, no quarto e na cozinha. Isto deixa a varanda ou sacada em segundo plano. A integração dos ambientes, por sua vez, também valoriza estes outros ambientes.
E você, procura por um bom Profissional para repensar os ambientes da sua casa?
Peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!