Boa parte das moradias erigidas nas cidades brasileiras tem sido produzida por autoconstrução, ou seja, a própria família constrói sua casa. Esta realidade gera precariedades que impactam negativamente na qualidade de vida das famílias. Problemas de iluminação e ventilação, desconforto térmico, precariedades estruturais e de instalações, desperdício e uso inadequado de materiais, comprometem a obra. E, pior, prejudicam a saúde e segurança da família que mora no local.
Não há, no mercado, profissionais em quantidade e habilitados a prestarem assistência técnica. Por isso, o atendimento à grande demanda existente por melhorias habitacionais também é precário. Via de regra, as iniciativas existentes não configuram um serviço de Assistência Técnica replicável que permita o atendimento com potencial ganho de escala.
Uma iniciativa inovadora
Para suprir essa necessidade, Arquitecasa e a ONG Soluções Urbanas, em parceria com o Banco do Povo, e apoio do SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo -, criaram o curso “Vivência em Assistência Técnica para Melhorias Habitacionais”. A primeira versão do curso ocorre na sede do SASP, na capital paulista, e tem a prática profissional feita em Mauá, na região metropolitana.
A vivência será conduzida pelos arquitetos e urbanistas Mariana Estevão, da ONG Soluções Urbanas, e Marcelo Brigido, co-fundador do Arquitecasa. Nesta solução inovadora, o curso prepara os profissionais no uso de uma metodologia própria de projeto. Em seguida, vão a campo para oferecer o serviço de Assistência Técnica às famílias selecionadas pelo Banco do Povo. Este, por sua vez, usa uma metodologia própria de análise creditícia, o que permite acesso à população de menor poder aquisitivo. Assim, as famílias recebem empréstimo para realização dos serviços de melhoria projetados.
Os temas abordados são vários. Vão de complexidades socioambientais, soluções de intervenção, ferramentas de orçamentação e gestão de obra, apresentação de propostas e diálogo com a comunidade, até o desenvolvimento das obras.
Serviço
Curso “Vivência em Assistência Técnica para Melhorias Habitacionais”
Quando: de 11 de julho a 1o de Setembro de 2018
Às segundas e quartas-feiras, das 18h às 22h;
Visita às famílias: Sábado, das 8h às 16h
Onde:
Rua Araújo, 216 – República – São Paulo/SP
Saiba mais sobre a Vivência em Assistência Técnica e reserve sua vaga.