Conheça os tipos de impermeabilização e saiba o que fazer no caso de infiltração.
Na construção e no planejamento de uma casa, alguns serviços são essenciais. Um deles é a impermeabilização de paredes, pisos e lajes. É ele que mantém os ambientes sem infiltrações e ainda preserva as estruturas do projeto.
Em geral, a infiltração costuma aparecer nas áreas consideradas molhadas, como cozinhas e banheiros. Mas isso não significa que os outros cômodos estejam livres do problema.
Para não ter dor de cabeça e nem manchas pela casa, saiba o que fazer e como escolher o melhor impermeabilizante para cada situação.
Causas de infiltração em casa
Vazamentos, chuvas, rachaduras e desgastes de materiais são alguns fatores que contribuem para a infiltração nos ambientes. Por isso, é importante utilizar produtos adequados para impermeabilização ainda no início da obra. Isso evita que o imóvel fique com manchas e resquícios de umidade.
Outro ponto importante: agentes externos não são os únicos responsáveis pela entrada de água em paredes e demais superfícies. A colocação inadequada de rodapés e a falta de rejunte na medida certa também influenciam o surgimento da infiltração.
No entanto, se você já está sofrendo com o problema, faça a impermeabilização na área afetada para minimizar os danos. Entenda como!
Existem diferentes tipos de impermeabilização
Antes de impermeabilizar as estruturas da sua residência, é preciso levar em consideração que existem dois tipos de procedimento.
- A impermeabilização rígida é feita em locais que não sofrem com a variação de temperatura, como subsolos e piscinas enterradas, e é feita com aditivos químicos e aglomerados.
- A impermeabilização flexível, por sua vez, é feita com materiais compostos de elastômeros e polímeros e deve ser feita em espaços abertos e que estão expostos diretamente aos agentes externos, como varandas, lajes, pisos frios e coberturas.
Saiba como usar os impermeabilizantes e evitar possíveis infiltrações
Assim como existem tipos diferentes de impermeabilização, também estão disponíveis diversos produtos para fazer a vedação dos locais suscetíveis à infiltração. Entre eles:
Manta asfáltica
Um dos tipos mais usados de impermeabilizantes, a manta forma uma barreira protetora na superfície que bloqueia a passagem da água e agressões do tempo. É um produto pré-fabricado, indicado para varandas, lajes e terraços, com grande circulação de pessoas. A superfície precisa estar livre de qualquer sujeira ou resíduo.
Manta líquida
Tem a mesma função da versão asfáltica, porém a manta líquida é recomendada para espaços menores, de até 10m², e deve ser usada com o auxílio de um rolo. Além disso, a manutenção é mais frequente, com reaplicação a cada dois anos.
Aditivos aceleradores de secagem
Dependendo do produto utilizado para fazer a impermeabilização, o processo pode ser mais demorado. Para agilizar a obra sem perder a qualidade do serviço, é possível usar os aditivos aceleradores de secagem, que encurtam o tempo de ação.
Aditivos impermeabilizantes
Líquidos, sólidos ou em pó, os aditivos impermeabilizantes são indicados para proteger as fundações, de tijolos e blocos e de argamassas que são usadas em revestimentos de paredes e em contrapisos de locais úmidos.
Impermeabilizantes adesivos para tratamento
Além dos impermeabilizantes citados acima, alguns produtos também ajudam a selar e a tratar calhas, reservatórios e paredes, principalmente se eles já estiverem sofrendo com infiltração.
As mantas líquidas e asfálticas podem ser aplicadas por você mesmo tomando alguns cuidados. Por isso, contar com um profissional especializado pode ser a melhor opção!
Mas independente de quem for realizar o serviço, é importante saber que você deve ter pelo menos duas demãos do produto, sempre respeitando o período de secagem entre elas e trocando o sentido de aplicação de uma para a outra.
Para a mantas adesivas, é necessário contratar um profissional para realizar o serviço, já que ele pode demandar algumas ferramentas específicas para tal.
Fonte: Leroy Merlin
E você, procura por um bom profissional para fazer a impermeabilização da sua casa?
Peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!