Na hora de planejar uma reforma ou construção, é necessário prever o descarte de entulho. Em São Paulo, se um imóvel produzir até 50 kg diários de entulho, a prefeitura fará a coleta com o serviço domiciliar convencional. Acima dessa quantidade, será preciso contratar uma caçamba em um dos serviços cadastrados pela Limpurb ou levar o entulho aos Ecopontos.
Os Ecopontos são estações de entrega criadas pela prefeitura para apoiar a gestão de resíduos e recebem entulho de até 1 metro cúbico. Já a contratação de caçambas evita problemas legais e colabora para a preservação do meio ambiente, uma vez que o entulho é encaminhado para aterros de resíduos da construção, que dão tratamento ambientalmente adequado aos materiais – inclusive reciclagem, se for o caso – ao invés de assorearem córregos, ocupar ruas ou aterros clandestinos.
Em outras cidades, é preciso fazer contato com as prefeituras para saber quais são as opções para o descarte de entulho. Confira a lista de empresas cadastradas e os endereços dos Ecopontos no site da Prefeitura de São Paulo.