A cidade eslovena de Ljubljana chama a atenção por seus pontos turísticos, sua modernidade e diversidade.
Ljubljana quer dizer ‘amado’ e é mesmo difícil não se encantar por esta pequena cidade com cara de cidade grande.
O projeto do Museu da Cidade envolveu a renovação e extensão do Palácio Auersperg, localizado no coração do centro histórico protegido da cidade. O palácio está entre os vestígios mais importantes da arquitetura pré-barroca em Ljubljana. Trata-se de um interessante sítio arqueológico, uma vez que a cidade evoluiu camada após camada, ao longo da história. Com o passar dos anos, a finalidade do palácio mudou diversas vezes, o que tornou seus espaços labirínticos e desconectados.
O projeto deveria, então, conceber um museu da cidade dentro de todo o edifício e permitir a visitação ao acervo arqueológico, localizado sob o palácio e pátio. O projeto da extensão foi feito em paralelo com as escavações dos arqueólogos, que descobriram túmulos pré-históricos de 1000 a 800 AC, vestígios de edifícios romanos e uma das principais estradas que ligaram a antiga cidade de Emona com outras cidades romanas.
Assim, a caminhada do visitante começa no subterrâneo, 3 metros abaixo do nível do solo de Ljubljana. Uma passarela ascende através do nível pré-histórico até a era de Roma, evolui para a Ljubljana medieval e barroca, onde o bar do museu está localizado, antes de retornar ao lobby piso térreo.
O projeto de extensão e renovação do Museu da Cidade de Ljubljana foi realizado pelo escritório OFIS Arhitekti em 2008. Três anos depois, o escritório divulga, em vídeo, as imagens e detalhes deste instigante projeto.
Curta, assista, compartilhe!