O vistoria de obra é um serviço que tem caráter preventivo. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a vistoria de obra é a “constatação local de fatos, mediante observações criteriosas em um bem e nos elementos e condições que o constituem ou o influenciam”.
Seu objetivo é garantir, tanto quanto possível, que os serviços de obra sejam realizados com qualidade e conforme planejado. Neste sentido, a vistoria visa reduzir o risco de que algo errado aconteça, evitando perda de tempo e dinheiro. É nela que se pode averiguar o andamento dos serviços e visualizar, antecipadamente, possíveis problemas. Isto permite a geração de relatos que vão servir de referência para tomada de decisão.
Ainda assim, alguns proprietários negligenciam este serviço e não o contratam, abrindo espaço para aquelas situações que geram irritação, de histórias tão conhecidas e repetidas por tantas pessoas. Você, certamente, conhece alguma.
A vistoria
A vistoria exige a coleta de informação escrita e imagens do local. Ela só pode ser realizada por um profissional habilitado e registrado nos conselhos profissionais – CAU ou CREA, para arquitetos ou engenheiros.
Para uma nova construção, a vistoria também pode ajudar na avaliação da situação dos imóveis de entorno da futura casa. Isso permite a tomada de decisões importantes quanto às técnicas utilizadas na obra, a fim de evitar danos aos vizinhos.
Já num imóvel pronto que vai passar por uma reforma, a vistoria também pode ajudar neste sentido, mostrando as condições antes e depois da obra, além da evolução dos serviços realizados.