Porque ter um gerador de energia em casa

O gerador de energia é um dispositivo com a capacidade de converter energia mecânica em energia elétrica. Em geral, o aparelho é usado para garantir o funcionamento de aparelhos elétricos e iluminação durante uma queda na corrente normal.

Esse tipo de aparelho tem diversas funcionalidades em empresas e indústrias, mas também pode ser útil em residências.

Pensando nessa versatilidade, listamos algumas utilidades do gerador de energia e como ele pode funcionar na sua casa. Confira!

Alguns modelos de gerador de energia

A principal função do gerador de energia é garantir que a tensão elétrica se mantenha sem interrupção do funcionamento dos aparelhos conectados à corrente.

Alguns geradores contam com um inversor de frequência, que é o responsável por variar a velocidade de giro do motor, manipulando e transformando a corrente elétrica emitida. Há vários modelos que fazem isso, sendo que o gerador de energia mecânico é o mais comum entre eles. Os modelos existentes são:

1. Gerador Mecânico 

O gerador mecânico utiliza energia mecânica e a converte em energia elétrica para o funcionamento dos componentes a ele conectados. Um bom exemplo disso é o alternador dos carros.

2. Gerador Químico 

Esse modelo de gerador utiliza a energia química, ou potencial, e a converte em energia elétrica. As pilhas que você usa em casa no controle da televisão são um bom exemplo.

3. Gerador Térmico

O gerador térmico usa a energia térmica e a converte em energia elétrica, como as turbinas a vapor muito utilizadas na indústria.

4. Gerador Luminoso

O gerador luminoso transforma a energia dos raios luminosos em energia elétrica. Os painéis solares instalados em casas são exemplos do seu funcionamento.

5. Gerador Eólico

Esse gerador integra um sistema de cata-vento ao gerador elétrico e transforma a energia eólica em energia elétrica. Por exemplo, os aerogeradores usados em grandes campos.

Vantagem de ter um gerador de energia em casa

Os geradores trazem vantagens em diversos cenários. Imagine que a parte externa da sua casa tenha um portão automático que dependa do motor para ser acionado. No caso de uma queda na energia, o gerador irá providenciar a carga elétrica necessária para que o motor não pare de funcionar, evitando transtornos.

O mesmo pode ocorrer com bombas de recalque de água de uma caixa inferior para outra instalada na cobertura da casa, que depende de energia elétrica. Isso sem contar com itens mais comuns como iluminação, torneiras e chuveiros elétricos, motor de piscina, etc.

E você, procura por um bom Eletricista para avaliar a instalação elétrica da sua casa?

Peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!