Uma boa reforma pode ter impacto positivo no preço da sua casa, assim como têm a localização e a infra-estrutura disponível na sua região. Mas não é qualquer obra. É preciso ficar atento ao que vai ser feito para evitar resultados indesejados.
Toda reforma é feita para a melhorar a casa, mas algumas mudanças desejadas pelos proprietários podem ter efeito contrário, depreciando-a. Em especial, aquelas alterações que deixam o imóvel personalizado, muito de acordo com o gosto e hábitos dos donos, podem gerar este resultado.
Por mais que você queira personalizar sua casa ou apartamento, lembre-se de que ele é um bem e que você pode querer ou precisar se desfazer dele em algum momento. Por isso, reflita se a sua reforma não deveria considerar as “demandas do mercado”.
Dicas de como valorizar sua casa com uma reforma
- Diminuir a quantidade de quartos pode interferir negativamente no valor da sua casa. Quebrar a parede de um quarto para aumentar uma sala, por exemplo, reduz o valor do imóvel, automaticamente. A quantidade de dormitórios é uma métrica importante para precificação da casa.
- Já a transformação de um quarto de empregada em escritório, por outro lado, tem potencial para aumentar o valor do imóvel.
- O mesmo ocorre com a reforma de uma cozinha, quando é integrada à sala.
- A diminuição no tamanho de quartos e banheiros, durante uma reforma, pode ter efeito negativo, mesmo que a quantidade de ambientes aumente. Por isso, recomenda-se contar com um arquiteto desde o início, tendo atenção durante a fase de projeto, e depois, na fase de obra.
- Transformar dois banheiros em um também pode não ser uma boa ideia, uma vez que a quantidade de banheiros também é fator importante para a precificação do imóvel.
- Da mesma forma, é importante a escolha do acabamento usado na casa. Cerâmica, granito e madeira são materiais indicados para valorizar o piso, por exemplo.
- É fundamental trabalhar sempre com materiais de qualidade.
- Armários embutidos nos quartos também são uma boa opção.
- Na reforma de uma casa, quando for o caso, um jardim bem cuidado – com grama aparada, árvores podadas e flores bem cuidadas – também conta ponto positivo.
De todo modo, o custo-benefício é o que determina a decisão por fazer ou não uma reforma. O retorno em qualidade, uso do espaço e, principalmente, em preço deve ser maior do que o valor investido. As alterações feitas também devem ter como referência o máximo preço potencial do imóvel na região. Caso contrário, você pode investir um valor que não será recuperado.
Se você deseja começar o projeto de reforma da sua casa, faça uma consulta sem compromisso para saber como trabalhamos.