Casa modulada sustentável na Argentina

Casa sustentável

Batizadas de CAS4, as casas pré-fabricadas têm estrutura composta por unidades modulares de ferro com revestimento em madeira.

Possuem também diversos itens que visam reduzir o consumo de água e energia e maximizar a eficiência da residência. Essa modulação permite que a casa varie de tamanho e disposição. Além disso, pode ser transportada em partes e montada em menos tempo que uma construção tradicional.

Criada com base nos conceitos de bioclimatização para redução do consumo de energia, a CAS4 possui isolamento térmico. Tem sua fachada orientada para o norte, de forma a aproveitar ao máximo a incidência do sol. Seu desenho prevê teto inclinado para reduzir o aquecimento na fachada e melhorar a captação dos raios solares por painéis fotovoltaicos, além facilitar a ventilação cruzada. No inverno, os painéis de vidro criam um efeito-estufa e aumentam a temperatura interna, reduzindo a necessidade de aquecedores.

A água da casa é aquecida em tanque térmico solar e canaletas levam a água da chuva diretamente para as descargas dos sanitários e tanques, que armazenam água para irrigação e limpeza da casa. Segundo os projetistas, isso permite uma economia de até 40% em relação à instalação normal, já que não é preciso incluir um sistema de bombeamento para sua distribuição.

Os criadores da CAS4 recomendam o uso de energias solar e eólica aos futuros moradores, se o local assim permitir. Também é sugerida a criação de uma horta biodinâmica, com um calendário de cultivos que permita o consumo de alimentos produzidos localmente. Para reforçar essa iniciativa, os moradores contarão com quatro visitas técnicas para orientação da obra e manutenção da horta.

Fonte: Eccaplan

E você, conhece nossa Gestão de Processos para construção de sua casa em Steel Frame?