Escola americana produz energia limpa.
O Texas, nos Estados Unidos, é um estado famoso por suas tradições countries. Agora também chama a atenção por abrigar a primeira escola americana a produzir de maneira limpa toda a energia necessária para o seu funcionamento.
A Lady Bird Johnson Middle School foi construída na cidade de Irving, em uma área de 45.600 metros quadrados. As boas dimensões do local de implantação facilitaram a produção de energia renovável de diversas maneiras: eólica, solar e outras tecnologias avançadas que foram incluídas na construção e fazem dela uma referência em sustentabilidade e eficiência energética.
Esses diferenciais são percebidos em cada detalhe, a começar por 12 turbinas eólicas gigantes instaladas na lateral do prédio. Essas turbinas produzem apenas 1% da energia necessária para abastecer toda a estrutura, o restante é obtido a partir de 2.988 painéis solares instalados no telhado. A produção excedente de energia é direcionada para a rede de distribuição local.
Mas ter energia limpa disponível não seria suficiente para tornar a obra sustentável. Por isso, os arquitetos providenciaram bombas de calor geotérmicas que auxiliam o sistema de arrefecimento, tornando-o 30% mais econômico. A escola está em busca do selo LEED, concedido às construções sustentáveis pelo GBC – Green Building Council.