A exposição Cantigas traz dez conjuntos de esculturas em cerâmica inéditas da artista carioca Simone Kestelman. Sob curadoria de Fernanda Carlos Borges, o trabalho busca o tom ideal para tratar do drama da coisificação da menina-mulher, ainda real nos dias de hoje, em variadas situações no Brasil e por extensão, em muitos lugares do mundo. ‘Cantigas’ é composta de esculturas de vestidos de menina suspensos, moldados em tamanho real e embalados ao som de cantigas de roda. A mostra é gratuita e fica em cartaz na sala Burle Marx do MuBE de 20 de outubro a 3 de novembro de 2013.
De acordo com a artista plástica Simone Kestelman, as obras são uma forma de levantar questionamentos a favor da proteção das meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade em diversos pontos do globo. “Através da arte encontrei a melhor forma de expressar meus sentimentos. É difícil pensar sobre a violência contra as meninas e por meio destes trabalhos pretendo conduzir cada vez mais pessoas a perceber, pensar e agir. Parto de uma realidade nossa, apoiada em elementos da nossa cultura local para falar com o mundo. A expo do MuBE é uma grande oportunidade de chamar a atenção dos brasileiros sobre a violência contra meninas aqui e mundo afora. A infância tem que ser protegida”, explica.
As obras exibem a interpretação do olhar da artista por meio de formas sutis e explícitas de destituição da liberdade, da autonomia e do contato com o próprio desejo, desde a superproteção até o tráfico sexual. Você encontra mais informação sobre o incrível trabalho da artista no site Simone Kestelman.