Primavera é o arbusto trepador que leva o nome dessa estação do ano. Assim que o frio do Inverno vai embora, surgem as primeiras flores desta trepadeira que confere um colorido especial às ruas e jardins.
Buganvília é outro nome da Primavera
A Primavera também é conhecida como Buganvília. Por que? Porque foi o francês Louis Antoine Bougainville que descobriu a espécie – Bougainvillea spectabilis – e a levou para Paris, a partir de uma viagem ao Brasil, em 1790. Naquela época, havia um intenso comércio de plantas exóticas que movimentava muitas expedições a países distantes. As mudas que sobreviviam à viagem de navio eram então disputadas em leilões, principalmente, na Europa.
A Primavera tornou-se muito popular em vários lugares do planeta, sendo uma das espécies preferidas pelos japoneses na produção de bonsais. Ela pode ser cultivada tanto como trepadeira, suportada por pergolados ou muros, quanto como arvoreta. Como uma pequena árvore, ela deve receber podas regulares para formação de sua copa.
É recomendável que a Buganvília não esteja muito próximo de caminhos e passagens, uma vez ser portadora de espinhos em seus galhos. Então, você ou seu jardineiro devem estar atentos.
Suas cores vão do vermelho vivo, passam pelo lilás, rosa, chegando ao branco puro. As pétalas podem ser simples ou dobradas, como se vê nas imagens.
As flores coloridas da Primavera são, na verdade, folhas modificadas que envolvem pequenas flores amareladas que, por sua vez, ficam na ponta dos ramos. Esse tipo de folha também é encontrada em outras plantas como, por exemplo, Mussaenda e Bico-de-papagaio.
A muda, o solo e a rega
A Buganvília não produz sementes, motivo pelo qual deve ser reproduzida por estaquia. No plantio, as mudas devem receber sol o dia todo. O solo deve ser uma mistura de areia, composto orgânico e substrato para mudas, em partes iguais. A Primavera não gosta de solo encharcado, então só faça a rega quando a terra secar superficialmente.
E você, procura por um bom Paisagista para projetar e implantar o jardim da sua casa?
Peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!