Sabe como descartar aquele equipamento eletrônico que você não usa mais?

Sabe aquele celular antigo, bateria, cabo e carregador que você não usa mais e que estão esquecidos na gaveta? Então, eles não vão ficar ali para sempre, certo? Que tal dar uma destinação correta para este resíduo e ainda liberar espaço no seu armário?

Há alguns programas patrocinados por empresas privadas para reciclar este tipo de material. Um dos mais conhecidos é o programa Recicle com a Vivo, criado justamente com o objetivo de reciclar esse tipo de resíduo.

Como fazer para dar o destino certo para estes equipamentos?

Em todas as lojas e revendas Vivo, há uma lixeira em que clientes e não clientes podem depositar cabos, celulares, baterias e carregadores que não usam mais. O programa garante que eles sejam descartados de maneira adequada e respeitando o meio ambiente. Para a devolução de equipamentos como modem, roteador e decodificadores de TV, é necessário preencher um formulário (Termo de Devolução) com um Consultor de Venda.

É importante tomar o cuidado de não perfurar a bateria do celular. Ela libera toxinas e pode até explodir! Caso seu aparelho quebre em vários pedaços, armazene as partes em um saco plástico fechado antes de levar à uma loja.

Na loja, os operadores de logística da Vivo recolhem o material descartados e fazem uma triagem para retirada de partes que exigem cuidado especial, como as baterias, por exemplo. Para modens e decodificadores de TV, há uma avaliação minuciosa do equipamento para que ele seja higienizado e possa voltar a proporcionar conexão em outra casa. Caso eles não estejam em condições de reuso, as peças são separadas e enviadas à reciclagem. Essa separação considera os tipos de materiais: ferrosos, não ferrosos, baterias e plásticos.

Feita esta separação, cada material vai para uma empresa parceira da Vivo, especialista em sua área de reciclagem, o que garante uma destinação mais adequada para cada um deles. A maioria dos componentes é reaproveitada e transformada em novos produtos para o uso das pessoas, o que incentiva a economia circular.

Desde a implantação do projeto Recicle com a Vivo, em 2006, já foram recolhidos, aproximadamente, 5 milhões de itens de lixo eletrônico. Nos últimos 4 anos, foram reciclados 4,9 milhões de modens, roteadores e decodificadores de TV, o que equivale a 2.500 toneladas.

Curtiu? Então descarte corretamente seus resíduos e compartilhe a informação com seus amigos.

Confira o regulamento do Programa Recicle com a Vivo.