Uma casa bandeirista autêntica em plena Avenida Brigadeiro Faria Lima e a necessidade de preservá-la. Com esse desafio, a solução desenvolvida pelo escritório Botti Rubin Arquitetos para o edifício Brookfield Malzoni foi elevar um dos blocos da construção a 30 metros de altura. Além disso, ela usa vigas enormes para superar um vão de 44 metros.
Não bastasse a beleza estrutural, essa obra também chama a atenção por ter adotado soluções ambientais importantes. O tratamento das chamadas águas cinzas (provenientes do lavatório e do chuveiro) é uma solução de baixo consumo energético. É silenciosa e eficiente, e reduz em até 40% o consumo de água potável. Esta água retorna para uso nos vasos sanitários.
Já o aproveitamento de águas pluviais passa por um processo de tratamento mais simples. Utiliza a água coletada da chuva que é armazenada em reservatório inferior ou tanque de acúmulo. Depois ela passa pelo sistema de filtragem onde ocorre a separação de sólidos e desinfecção.
Esta água tratada pode ser usada na irrigação de áreas verdes, limpeza de áreas comuns e, se houver volume suficiente, para descarga em vasos sanitários. Caso falte água de chuva tratada para consumo não potável, uma válvula ligada ao reservatório permite a entrada de água da concessionária no reservatório, de modo a não causar falta d?água para os usuários em épocas de estiagem.