Banheiros são extremamente importantes para a saúde pública e até mesmo para a dignidade humana. A maioria de nós que vive em condições de conforto não dá muita atenção ao assunto, mas se pensarmos que 40% da população mundial quase não têm acesso a água, saneamento básico ou eletricidade, essa é uma questão de saúde pública muito séria.
Há um ano, a fundação do empresário Bill Gates, a Gate’s Foundation, lançou uma iniciativa chamada ‘O Desafio da Reinvenção do Vaso Sanitário’ com o objetivo de chegar a soluções sustentáveis para captura e processamento de dejetos humanos e transformação em recursos úteis. Esta semana, em Seattle, a fundação realizou uma feira onde reuniu cerca de 200 pessoas, entre inventores, designers, investidores, advogados, acadêmicos e funcionários do governo, todos pensando em maneiras inovadoras de resolver esse problema.
O evento premiou três universidades e suas soluções:
1- A California Institute of Technology, nos Estados Unidos projetou um banheiro com energia solar que gera hidrogênio e eletricidade, e ficou em primeiro lugar.
2- A Universidade de Loughborough, no Reino Unido criou um banheiro que produz carvão biológico, minerais e água limpa, e ficou em segundo lugar.
3- E, em terceiro lugar, ficou a Universidade de Toronto no Canadá, por um vaso sanitário que desinfeta fezes e urina e recupera recursos e água limpa.
Absolutamente fantástico!