De acordo com a Abramat – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção -, as vendas no setor cresceram 2% em dezembro, quando comparadas a novembro do ano passado. Essa é uma excelente notícia! O resultado confirmou 2019 como um ano positivo para o setor produtivo, com alta no faturamento de 2% em relação a 2018.
Após as retrações verificadas entre 2015 e 2017, este é o segundo ano consecutivo a apresentar crescimento nas vendas de materiais de construção. A alta observada em 2019 confirma a percepção do segmento a respeito de uma recuperação em curso.
“A produção na indústria de material de construção aponta para o crescimento. Tendo sido 2019 um ano dentro do esperado, a previsão é registrarmos um crescimento maior em 2020. Assim, se isso vier a se confirmar, este será o terceiro ano de crescimento, aumentando a possibilidade do setor se estruturar para que essa tendência positiva seja sustentável”, destacou Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.
A entidade projeta um crescimento de 4% no faturamento do setor em 2020.
Quanto ao número de vagas de emprego no setor, em dezembro, houve estabilidade com variação nula em comparação ao mesmo mês de 2018. O acumulado do ano registrou queda de 0,3% no número de funcionários. Em 2019, as indústrias de materiais básicos aumentaram 0,3%, enquanto as fabricantes de materiais de acabamento caíram 1,3%.
O segmento de construção residencial autogerida, responsável por 77% da produção nacional de residências no Brasil, aproximadamente, também participa deste crescimento.
Fonte: Revista Construa