A disposição de resíduos é tema recorrente na agenda ambiental e a separação do lixo doméstico ajuda na sua reciclagem e na solução do problema. Mas o uso da composteira doméstica é uma ação que pode gerar alto impacto ao eliminar parte do resíduo gerado na sua casa.
O Instituto Morada da Floresta lançou a Composteira Doméstica. Este é um sistema sustentável de reciclagem de resíduos orgânicos no qual minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio, que não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados.
A composteira funciona com 3 caixas plásticas empilhadas. As duas de cima digerem os resíduos orgânicos – caixas digestoras – e a de baixo – caixa coletora – recolhe o chorume que escorre das caixas de cima. As duas caixas digestoras são furadas no fundo para facilitar o fluxo das minhocas e do chorume, e a caixa coletora possui uma torneira para facilitar a retirada do chorume. O kit é fornecido em diversos tamanhos que variam em função do tamanho da família e é acompanhado de 250 minhocas Californianas. Mais informações podem ser encontradas no site Morada da Floresta.
No vídeo acima você vê algumas dicas sobre o uso do sistema, dadas pelo Claudio Spinola, diretor do Instituto Morada da Floresta.