Conferindo a qualidade - cimento e areia

Conferindo a qualidade – cimento e areia

Conferindo a qualidade - cimento e areia

A partir de hoje, iniciamos uma série de posts que tratarão da avaliação da qualidade no recebimento de materiais de construção na sua reforma ou construção. Hoje trataremos de cimento e da areia.

É importante que você verifique o prazo de validade na embalagem do cimento. Isso vai evitar a compra de produto vencido, claro, e também adquiri-lo muito tempo antes do uso. É comum haver o empedramento do cimento quando ele fica muito tempo guardado. Além disso, ele pode perder a qualidade quando mal armazenado.

Já a areia pode ser grossa, fina ou misturada e deve ser adquirida de acordo com a necessidade da obra. Ela é vendida em grandes quantidades (por metro cúbico) ou em pequenas embalagens plásticas. Evite comprar material úmido, pois isso pode significar menor quantidade de areia, devido ao empolamento (ela perece crescer em volume quando molhada, por causa da água que a permeia).

Verifique também se não há outros produtos misturados à areia, como terra, pó de serragem ou qualquer outro material orgânico, que poderão provocar a perda de qualidade e trincamentos na obra.