Inteligência no varejo de materiais de construção

Material de construção

Tecnologia tem sido fundamental no apoio à tomada de decisões em lojas de material de construção de pequeno e médio porte

Ela ajuda tanto no acerto, quanto na velocidade das decisões. Com o crescimento do setor de construção, empresas do varejo de material de construção investem cada vez mais em tecnologia para melhorar também seus resultados.

ArquitecasaPRO oferece aos lojistas o acesso a clientes que desejam comprar materiais de construção na região onde a loja atua. E ao se tornar um Fornecedor Verificado, você passa a dispor de um assistente virtual em sua página exclusiva do Arquitecasa e/ou em seu site, 24 horas por dia, 7 dias por semana, orientando o cliente nos temas relevantes para o seu negócio. Ou seja, a loja consegue vender seus produtos pela Internet sem que para isso precise ter uma loja virtual na Internet.

É possível vender material de construção pela Internet sem ter ao menos um site?

A resposta é SIM. O dono de uma loja do varejo de material de construção tem sua atenção muito focada na operação da loja, no seu dia-a-dia, que é pesado. Ele tem pouco tempo para pensar e fazer novas ações de marketing que tragam novos clientes.

Quando adere ao ArquitecasaPRO, a loja é encontrada pelos potenciais clientes de sua região através do aplicativo Arquitecasa, uma ferramenta gratuita desenvolvida para os consumidores estimarem os custos de suas obras (reforma ou construção).

Isto permite que o dono de uma pequena loja de materiais consiga focar sua atenção e tempo restritos no relacionamento com o cliente e na organização de sua loja e promoções.

Mas e a operação da loja em si?

Como organizar a sua loja de material de construção?

Estas são nossas 4 dicas para você organizar e melhorar o desempenho em vendas da sua loja de materiais:

  1. Disposição dos produtos: organização é a palavra-chave, então separe-os por setores, sinalizando com clareza onde está cada tipo de produto. Informe os preços com uso de etiquetas fixadas às prateleiras de exposição, logo abaixo de cada item.
  2. Atenção ao estoque: tenha muitos fornecedores, e programe suas compras e analise a saída de produtos. Fazer um bom controle permite que você mantenha um estoque sempre enxuto.
  3. Olho na iluminação: explore a luz natural e tenha uma iluminação artificial farta em toda a área de exposição dos seus produtos, valorizando os itens pequenos e as cores uniformes e escuras.
  4. Atenção à sua vitrine: aposte no uso de cores e faça combinações que façam o cliente antever o ambiente pronto. Isto é muito encantador.

Como atrair novos clientes para sua loja de material de construção?

Esta é a principal preocupação dos donos de lojas de material de construção de pequeno e médio porte em todo o Brasil, desde sempre. Antes do advento do ArquitecasaPRO, os donos de loja tinham que destinar uma boa parte da sua atenção e tempo para atividades de marketing como, por exemplo:

  1. Planejar o marketing digital da loja
  2. Criar e usar redes sociais da loja
  3. Criar estratégia e ações de Inbound Marketing
  4. Diferenciar-se neste desconhecido meio digital

A experiência do consumidor final

Os consumidores que vão construir ou reformar suas casas ou apartamentos, são transformados em leads e qualificados a partir de ferramentas que desenvolvemos para ajudá-los a buscar projetos e calcular o custo da obra. Na ferramenta de busca de projetos, este lead seleciona o tipo de projeto que deseja fazer e fornece uma série de informações que nos ajudam a entender seu objetivo. Um Consultor de Projeto faz o atendimento, orienta e encaminha esta demanda para os fornecedores locais de materiais e serviços. Na calculadora, os consumidores informam as características das obra que desejam fazer. Em seguida, recebem um cenário de custo de materiais e mão de obra necessários para realizar a reforma ou construção.

Como o uso da calculadora é gratuito, os consumidores calculam várias vezes até chegarem no cenário mais ajustado entre aquilo que desejam fazer e o valor que desejam ou podem investir. Assim, ultrapassam a fase de planejamento financeiro, podendo tomar a decisão de fazer a obra com mais segurança.

Os diferenciais

O primeiro grande diferencial do ArquitecasaPRO é que todos os pedidos de orçamento de materiais vêm acompanhados de uma lista quantitativa de materiais de construção, gerada durante a experiência do consumidor.

O segundo diferencial é o Banco de Preços Privativo que o lojista cadastrado no ArquitecasaPRO pode criar. Ao investir uma hora para configurar o banco de preços de seus produtos, o dono da loja de materiais de construção passa a desfrutar de uma grande economia de tempo. ArquitecasaPRO carrega os preços configurados pelo lojista, automaticamente, em cada orçamento que ele decide responder. Assim, o lojista consegue responder aos clientes que pediram orçamento em apenas 2 cliques.

Essa facilidade e rapidez potencializam o fechamento de novos negócios. Isso é ainda mais certo se o lojista faz contato com o cliente logo em seguida ao pedido de orçamento, visando esclarecer dúvidas e concluir a venda.

E você, tem uma loja de materiais de construção e deseja saber quem vai construir ou reformar em sua região?

Cadastre-se no ArquitecasaPRO e experimente grátis. Se tiver alguma dúvida, fale por Whatsapp com um de nossos especialistas.