Inteligência no varejo de materiais de construção

Material de construção

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Tecnologia tem sido fundamental no apoio à tomada de decisões em lojas de material de construção de pequeno e médio porte

Ela ajuda tanto no acerto, quanto na velocidade das decisões. Com o crescimento do setor de construção, empresas do varejo de material de construção investem cada vez mais em tecnologia para melhorar também seus resultados.

É o caso da Rede Construir, que passou a utilizar ArquitecasaPRO. Esse produto oferece acesso a clientes que desejam comprar materiais de construção na região onde a loja atua. Ou seja, a loja consegue vender seus produtos pela Internet sem que para isso precise ter uma loja virtual na Internet.

É possível vender material de construção pela Internet sem ter ao menos um site?

A resposta é SIM. O dono de uma loja do varejo de material de construção tem sua atenção muito focada na operação da loja, no seu dia-a-dia, que é pesado. Ele tem pouco tempo para pensar e fazer novas ações de marketing que tragam novos clientes.

Quando adere ao ArquitecasaPRO, a loja é encontrada pelos potenciais clientes de sua região através do aplicativo Arquitecasa, uma ferramenta gratuita desenvolvida para os consumidores estimarem os custos de suas obras (reforma ou construção).

Isto permite que o dono de uma pequena loja de materiais consiga focar sua atenção e tempo restritos no relacionamento com o cliente e na organização de sua loja e promoções.

Mas e a operação da loja em si?

Como organizar a sua loja de material de construção?

Estas são nossas 4 dicas para você organizar e melhorar o desempenho em vendas da sua loja de materiais:

  1. Disposição dos produtos: organização é a palavra-chave, então separe-os por setores, sinalizando com clareza onde está cada tipo de produto. Informe os preços com uso de etiquetas fixadas às prateleiras de exposição, logo abaixo de cada item.
  2. Atenção ao estoque: tenha muitos fornecedores, e programe suas compras e analise a saída de produtos. Fazer um bom controle permite que você mantenha um estoque sempre enxuto.
  3. Olho na iluminação: explore a luz natural e tenha uma iluminação artificial farta em toda a área de exposição dos seus produtos, valorizando os itens pequenos e as cores uniformes e escuras.
  4. Atenção à sua vitrine: aposte no uso de cores e faça combinações que façam o cliente antever o ambiente pronto. Isto é muito encantador.

Como atrair novos clientes para sua loja de material de construção?

Esta é a principal preocupação dos donos de lojas de material de construção de pequeno e médio porte em todo o Brasil, desde sempre. Antes do advento do ArquitecasaPRO, os donos de loja tinham que destinar uma boa parte da sua atenção e tempo para atividades de marketing como, por exemplo:

  1. Planejar o marketing digital da loja
  2. Criar e usar redes sociais da loja
  3. Criar estratégia e ações de Inbound Marketing
  4. Diferenciar-se neste desconhecido meio digital

A experiência do consumidor final

Os leads qualificados, ou consumidores que vão construir ou reformar suas casas ou apartamentos, são gerados a partir de uma calculadora de custo de obra. Nessa calculadora, os consumidores informam as características das obra que desejam fazer. Em seguida, recebem um cenário de custo de materiais e mão de obra necessários para realizar a reforma ou construção.

Como o uso da calculadora é gratuito, os consumidores usam-na várias vezes até chegarem ao cenário mais ajustado ao que desejam fazer e ao valor que desejam ou podem investir. Assim, ultrapassam a fase de planejamento financeiro, podendo tomar a decisão de fazer a obra com mais segurança.

E quando decidem partir para a realização da obra, eles solicitam orçamentos aos fornecedores locais de materiais e serviços de projeto e obra. Deste modo, eles se transformam em leads qualificados.

Os diferenciais

O primeiro grande diferencial do ArquitecasaPRO é que todos os pedidos de orçamento de materiais vêm acompanhados de uma lista quantitativa de materiais de construção, gerada durante a experiência do consumidor.

O segundo diferencial é o Banco de Preços Privativo que o lojista cadastrado no ArquitecasaPRO pode criar. Ao investir uma hora para configurar o banco de preços de seus produtos, o dono da loja de materiais de construção passa a desfrutar de uma grande economia de tempo. ArquitecasaPRO carrega os preços configurados pelo lojista, automaticamente, em cada orçamento que ele decide responder. Assim, o lojista consegue responder aos clientes que pediram orçamento em apenas 2 cliques.

Essa facilidade e rapidez potencializam o fechamento de novos negócios. Isso é ainda mais certo se o lojista faz contato com o cliente logo em seguida ao pedido de orçamento, visando esclarecer dúvidas e concluir a venda.

Sobre a Rede Construir

A Rede Construir é a maior rede de lojas de materiais de construção da América Latina. Hoje esta presente nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco.

Criada em Outubro de 1997, a Rede Construir foi a solução encontrada para responder à necessidade que pequenos e médios varejistas. Esses empresários do comércio varejista de material de construção desenvolveram mecanismos competitivos para enfrentarem grandes cadeias e redes internacionais. A rede é formada por um conjunto de empresários independentes que são donos e responsáveis pela gestão de cada ponto de venda. A Rede Construir apresenta significativo crescimento ao longo dos seus 15 anos. Hoje conta com mais de 240 lojas associadas em todo o Brasil.

E você, tem uma loja de materiais de construção e deseja saber quem vai construir ou reformar em sua região?

Cadastre-se no ArquitecasaPRO e experimente grátis. Se tiver alguma dúvida, fale por Whatsapp com um de nossos especialistas.