Construções de extrema importância para evitar deslizamentos de encostas, danos nos imóveis e acidentes no solo, os muros de arrimo – também chamados de muros de contenção – desempenham um papel essencial em terrenos com declives ou aclives que precisam de um reforço extra para garantir a segurança do local.
Além da necessidade de consultar engenheiros e profissionais experientes, o passo a passo para erguer uma edificação de contenção eficiente também precisa levar em conta materiais de qualidade – aqui você confere como fazer um muro de arrimo. Além disso, também é necessário tomar cuidados especiais com a manutenção do muro, buscando mantê-lo sempre em condições de conter o desnível para o qual foi construído.
Por que impermeabilizar o muro de arrimo
Um dos mais importantes cuidados com os muros de contenção é a impermeabilização. Construídos para aguentar a pressão do solo e dos aclives ou declives, os muros podem sofrer mais durante períodos chuvosos ou quando há muita água acumulada no terreno. A impermeabilização com produtos especiais permite que o muro fique protegido contra essa maior pressão e volume, garantindo sua eficácia por mais tempo.
Um muro que não tenha sua manutenção realizada com a devida frequência pode apresentar danos ou até ceder, causando prejuízos ou acidentes que podem acarretar em grandes problemas. Além disso, ao impermeabilizar o muro, você também estará protegendo-o de fungos, bolores e outras situações que possam diminuir seu poder de retenção.
Como impermeabilizar o muro de arrimo
Existem algumas maneiras para impermeabilizar o muro de arrimo, conservando sua qualidade por mais tempo. Atualmente é possível encontrar no mercado materiais especiais para este fim, como mantas asfálticas e argamassas impermeáveis, entre outros. Também é necessário verificar qual face do muro será impermeabilizada, e se serão aplicadas proteções especiais, como revestimentos e proteções mecânicas.
Para definir qual tipo de impermeabilização é mais adequada para o seu caso e quais produtos usar, é preciso consultar um engenheiro especializado, que poderá realizar uma análise e indicar o tratamento correto para a manutenção do muro em questão. Lembre-se de procurar por profissionais de confiança e de adquirir materiais de qualidade, evitando com que um pequeno desconto no presente se transforme em um grande prejuízo no futuro.
Com uma impermeabilização feita da forma correta, o muro de arrimo poderá suportar mais pressão do solo e da água, desempenhando bem a função para a qual foi construído. Assim, você terá a tranquilidade de saber que seu imóvel e terreno estão livres de eventuais deslizamentos ou outras situações indesejadas que possam lhe causar grandes dores de cabeça ou outros problemas evitáveis.
Crédito: Redi-Rock International / Flickr
E você, procura por um bom Profissional para orientar a obra da sua casa?
Peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!