Portão de alumínio: a importância da automação

Automatizar a abertura e fechamento do portão da sua casa traz diversos benefícios. Trata-se de uma solução que agrega praticidade e segurança à sua casa, e sua instalação pode ser feita sem custos muito elevados. Por isso, a relação custo-benefício tem se mostrado cada vez mais favorável ao morador que contrata essa modalidade de automação.

Separamos algumas dicas e cuidados que você deve tomar antes de contratar a colocação de um portão automático em sua residência:

Compare os custos com um portão de alumínio convencional

Antes de automatizar seu portão, é importante entender os custos envolvidos neste projeto. Mesmo considerando as vantagens para o dia a dia, o investimento inicial e o custo de manutenção devem fazer parte desta equação que avalia custo x benefício.

O custo com a instalação inclui motor, peças, acessórios e o tipo de portão utilizado. A automação costuma ser feita em portões de alumínio, madeira ou outro material mais leve que o ferro. Isso acontece para que o motor não seja forçado excessivamente em cada acionamento. Diferente do portão de alumínio, os portões de ferro são pesados e podem comprometer a vida útil do motor.

Quanto ao sistema de abertura, também há diferenças. Deve-se considerar o espaço disponível ao redor do portão para definição de qual sistema de acionamento é mais adequado para a sua casa.

Escolha um tipo de portão

Dentre os tipos mais comuns de portões de alumínio automatizados estão o deslizante, o pivotante e o basculante. Conheça as diferenças entre cada um deles.

Deslizante

Os portões de alumínio deslizantes tem um sistema de abertura lateral. Neles, o motor fica no chão e o portão corre sobre um trilho. Por isso, o modelo exige um espaço na sua lateral para receber a folha do portão que precisa correr.

Por não ficar suspenso em momento algum e sempre manter o portão apoiado, esse tipo de acionamento depende de poucas manutenções, pois toda a sua movimentação é apoiada no chão.

Pivotante

Os portões de alumínio pivotantes abrem para o lado de dentro e funcionam com dobradiças. O acionamento dobra o portão ao meio, por isso, o motor é mais exigido e recebe um número maior de manutenções.

Esse modelo é recomendado para casas com muito espaço na garagem, pois deve levar em consideração que, ao se dobrar, a região junto ao portão deve estar livre e desocupada.

Basculante

Os portões de alumínio basculantes, que também são os mais vistos em residências e comércios, ficam suspensos quando abertos. O motor levanta o portão e o mantém no alto em posição horizontal.

Assim, é importante verificar a altura do teto e também se o portão manterá altura livre suficiente enquanto aberto. Pessoas e carros passarão por baixo dele, por isso a altura do vão livre deve ser projetada em função desta passagem.

Deixe sua residência mais segura

Assim como as pessoas procuram utilizar a porta de ferro como um item de segurança e bem estar para os moradores, os portões de alumínio automatizados também possuem essa função.

Imagine chegar em casa muito tarde, quando ninguém mais está nas ruas, e precisar descer do carro para abrir o portão. Todo esse processo é demorado e pouco seguro. O acionamento remoto para abertura e fechamento permite que você entre na sua residência rapidamente, sem se expor.

Há também os dias de chuva. É muito mais prático e simples abrir o portão remotamente, sem precisar sair do veículo ou pedir para alguém de dentro de casa abrir para você.

E você, procura por um bom Serralheiro para fazer seu portão de alumínio ou portas e janelas em geral?

Peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!