Seis dicas para comprar cimento

By 20 de dezembro de 2016Construir
Cimento

A qualidade do cimento que você usa está diretamente ligada à qualidade e segurança da sua obra.

Isso significa dizer que a qualidade do cimento impacta a qualidade da sua casa pronta. Cimento produzido fora dos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – pode comprometer a estrutura, causar fissuras e outras patologias. Por isso, aqui vão algumas dicas sobre pontos de atenção na hora de comprar cimento:

1. Confira se o produto tem o Selo de Qualidade da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP – ou de outro órgão que possa comprovar a procedência do produto. O processo de fabricação do cimento é uma atividade aferida pela ABCP, que faz ensaios periódicos para garantir o atendimento às normas da ABNT. Caso o cimento não tenha o selo, desconfie.

2. Não compre o cimento muito tempo antes de usá-lo. Cimento é um produto perecível, com validade estimada de dois a três meses, no máximo, dependendo do tempo e condição de armazenamento. O prazo de validade deve vir impresso na embalagem do produto e, caso esteja vencido ou o fabricante especifique um prazo maior, desconfie.

3. O saco de cimento deve trazer o nome do fabricante, a marca, endereço e outros dados de identificação. A sigla que especifica o tipo do cimento deve ser escrita em letras maiúsculas e em números romanos (por exemplo, CPII, CPIV).

4. O cimento deve estar acondicionado em sua embalagem original. A embalagem do cimento é um saco de papel que contém 40 ou 50 quilos do produto. Se vier em sacos com pesos diferentes e embalagens plásticas, desconfie.

5. Verifique se o produto não está empedrado (mesmo que em pouca quantidade). Neste caso, o cimento não deve ser usado, principalmente em obras estruturais.

6. Os pontos de venda de cimento devem zelar pelas condições de estocagem. O armazenamento incorreto do cimento pode alterar sua qualidade. Ele deve ser feito com até 10 sacos empilhados, protegidos da umidade, do contato direto com o chão e distante das paredes.

Você pretende fazer algum serviço que consome cimento e não sabe quanto vai gastar? Use nosso Simulador de Custo de Reforma e receba a lista quantitativa de materiais, imediatamente. É rápido, fácil e gratuito!

Arquiteto e empreendedor, apaixonado por gente, tecnologia e soluções inovadoras.