Um dos materiais de acabamento mais utilizados em obras de reforma ou construção residencial é o mármore. Por ser muito versátil, desde sempre, ele é utilizado nos mais diferentes tipos de obras, confecção de móveis e objetos, dentre outros.
Agora você vai conhecer algumas curiosidades a respeito desse material tão presente em nossas casas.
Antigo
O uso do mármore é muito antigo, sendo difícil saber a época em que foi usado pela primeira vez. Seja antes do nascimento de Cristo, na Grécia antiga ou na época dos faraós, há vestígios do uso deste material tão nobre.
Formatos e cores
O mármore é uma rocha metamórfica. Suas diferentes tonalidades ocorrem em função da composição dos minérios que estão envolvidos sua formação.
Popularidade
Por ser uma rocha mais porosa, esse material foi sempre muito utilizado por artistas, desde a antiguidade. Algumas das esculturas mais famosas da história foram feitas em mármore pela maior facilidade que o material apresenta na modelagem.
Maciez
A escolha entre o mármore e o granito é algo que deixa muitas pessoas em dúvida, uma vez que ainda há desconhecimento sobre suas diferenças.
Além da óbvia distinção quanto às cores, a questão principal que os difere é a resistência. Por ser mais poroso e, portanto, mais macio que o granito, o mármore é menos resistente a impactos ou atrito. Em uma escala de pedras, a Mohs, o mármore conta com grau 3 de dureza, enquanto o granito conta com mais de 6.
Na decoração
Devido às suas características fisicas, o mármore é, inegavelmente, um material que confere beleza, sofisticação e luminosidade ao local em que é usado. É possível combiná-lo com outras pedras, de modo que o ambiente fique mais sofisticado. O ideal, todavia, é apostar na moderação, usando tons neutros para uma boa harmonização.
Os locais mais comuns para uso desta pedra são pisos e escadas, bancadas, além de pias de banheiro e cozinha. Nos últimos tempos, tem aumentado o uso de mesas de mármore, nos mais diferentes ambientes.
A instalação
Quando se fala no uso do mármore em casa, um dos principais pontos de atenção para que se tenha a qualidade esperada é a sua instalação. É preciso que o material seja aplicado por profissionais especializados, que trabalham na área e sejam qualificados para realizar este serviço.
O começo do processo de produção, após a extração dos blocos de mármore na pedreira, claro, se dá na serralheria, onde estes blocos são cortados em chapas de diversas espessuras, cada uma delas adequada ao seu uso. Dali, as chapas demármore são enviadas às marmorarias.
Já na marmoraria, o material recebe o acabamento final, que pode ser polido, levigado, apicoado, flameado, jateado ou bruto (vide abaixo). Além disso, ele é cortado e montado para aplicação, como definido pelo arquiteto e/ou cliente. Em seguida, as peças são encaminhadas às obras.
Já na obra, os profissionais especializados fazem a instalação do mármore com todo o cuidado e técnica necessária para que se obtenha um bom resultado.
E você, procura por bons fornecedores de mármore ou granito? Conte pra gente qual é o seu projeto, o que imagina fazer e nós podemos te ajudar.
Nossa missão é garantir uma jornada segura para você construir com tranquilidade e dentro do seu orçamento. Preencha o formulário para nos ajudar a entender seu objetivo e a tornar seu caminho rápido e fácil.