Seja na sala ou no quarto, as cortinas desempenham um papel importante na decoração da casa. Por que? Porque elas deixam os ambientes mais aconchegantes e agradáveis para todas as atividades, inclusive o descanso.
Com o passar do tempo, a cortina se tornou um dos itens mais importantes na decoração de uma casa, assim como os móveis e objetos de decoração. Isto se deve ao fato de ela, de um lado, ter ação direta no controle da entrada de luz no ambiente e, de outro, ajudar a expressar a paleta de cores definida pelo arquiteto no projeto.
Diz-se que no tempo das cavernas as peles de animais eram usadas para proteger os moradores do frio. Elas também inibiam a curiosidade de outros homens ou animais que estavam por perto.
Mais tarde, na Idade Média, a privacidade dos moradores das casas era garantida com o uso de tecidos colocados junto às janelas, também ancestrais das nossas atuais cortinas. Estes tecidos também eram usados para impedir a entrada de luz no começo da manhã, garantindo o conforto para as últimas horas de sono. A diversidade de estampas oferecidas por tecelagens artesanais fez surgir o conceito de decoração de janelas, uma vez que os tecidos passaram a ter este esta função decorativa.
Estilos de ontem e hoje
O tipo de tecido usado na confecção das cortinas é de grande importância. Estilos franceses como o de Luis XIV e Luis XV usavam brocados com fios de ouro ou prata, além de cetins e damascos. Os estilos ingleses fizeram uso dos veludos, cetins, brocados e outras sedas, além dos trabalhos com agulha.
Atualmente, a grande variedade de complementos e acessórios faz da sua escolha algo tão importante quanto decidir qual tecido comprar. Ponteiras e abraçadeiras, por exemplo, dão um charme a mais à peça. As abraçadeiras podem ser ganchos discretos fixados nas laterais ou mesmo faixas de tecidos. Já o acabamento do varão acrescenta uma dose de graça à peça. É importante escolher ponteiras que valorizem o conjunto. Fique atento!