Área molhada é a parte da casa na qual o uso pode resultar na formação de uma lâmina de água.
Esses ambientes são aqueles onde, claro, há uso de água como, por exemplo, banheiros, lavabos, áreas de serviço, lavanderias e áreas descobertas. Neles, pisos e paredes precisam ser estanques, impedindo a penetração ou passagem de água para não causar a degradação da construção. E, para isso, precisam ser impermeabilizados e receber materiais de acabamento que cumpram essa função.
Um detalhe importante! Durante a fase de Projeto executivo, na elaboração do projeto de arquitetura, as áreas molhadas são objeto de detalhamento. Este detalhamento deixa claro qual é o desenho e a posição correta de pisos, acabamentos de parede, de louças e metais, interruptores e tomadas.
Mesmo que você não contrate a elaboração de um projeto executivo e veja detalhada a área molhada da sua casa, é importante pensar nestes detalhes antes de os profissionais começarem a trabalhar ali. Por exemplo, com relação aos acabamentos de piso e parede: pense a partir de qual parede é melhor que se faça a “partida” do assentamento das peças, de modo que eventuais recortes fiquem menos visíveis. Posicionar corretamente os pontos de hidráulica nos espaços disponíveis também é importante.
Outro ponto de atenção: posição de tomadas e interruptores de modo a facilitar o uso. Quantas vezes você entrou num banheiro, por exemplo, e descobriu que a posição do interruptor era uma completamente contrária a qualquer lógica de uso? Essas soluções podem e devem ser pensadas antes, isso deve ser conversado com a mão de obra e, se possível, marcado na parede e no piso antes do início da realização do serviço.
Está pensando em trocar pisos e azulejos da sua casa?
Nosso objetivo é garantir que sua jornada seja segura, tranquila e dentro do seu orçamento. Converse com Arquimedes, nosso assistente especializado, pronto para entender suas necessidades e te guiar pelo caminho mais simples e seguro.