O escritório de arquitetura KieranTimberlake foi selecionado para projetar a nova sede da embaixada dos EUA em Londres. A obra neutra em carbono foi orçada em US$ 1 bilhão e terá estrutura de vidro na fachada. Explorando o simbolismo da embaixada, sua presença e posição na paisagem urbana de Londres, o projeto visa criar um ambiente moderno, acolhedor, atemporal, seguro e eficiente energeticamente.
O novo edifício de 12 andares conta com 45 mil metros quadrados e será capaz de abrigar mil pessoas. O paisagismo inclui uma lagoa, que serve de medida de segurança natural. “Ele cumpre e supera todas as exigências de segurança. Estamos usando elementos de paisagismo que estiveram ao redor por séculos e séculos”, esclarece o arquiteto James Timberlake.
Segundo ele, a nova estrutura será construída com base nas “crenças fundamentais da nossa democracia, transparência, abertura e igualdade”. Supõe-se que as medidas de segurança não incomodem os vizinhos – por exemplo, um fosso de 30 metros de largura irá separar o edifício da avenida principal, evitando qualquer ameaça de carros-bomba. A embaixada também terá um parque aberto a todos os residentes.
O edifício será forrado com material de absorção de energia e coberto com painéis solares que devem torná-lo neutro em carbono.
Fernando Beltrame, colunista Arquitecasa e diretor da Eccaplan