A construtora chinesa China Broad Group bateu seu próprio recorde. Ela ergueu um prédio de 30 andares em apenas 15 dias graças ao uso de tecnologias inovadoras e sustentáveis. Depois de construir em uma semana um prédio de 5 andares, promete agora propagar a técnica que evita o desperdício de materiais e energia.
Futuro hotel cinco estrelas, o prédio finalizado em dezembro de 2011 está localizado na província de Hunan. Ele foi construído a partir de seções pré-fabricadas, montadas em uma estrutura de aço. Fabricadas sob medida, as placas diminuem o uso de cimento (responsável por altas emissões de CO2 na atmosfera) e energia. Além disso, reduz o tempo de obra. Para maximizar a economia de energia, o prédio é recoberto por vidro de 15 cm de espessura e possui janelas com persianas embutidas, além de um sistema de recuperação de calor. O sistema de ar-condicionado conta com processo de filtragem de três estágios e monitoramento de qualidade em todos os compartimentos, o que garante um ar interno 20 vezes mais puro que o externo.
Segundo a empresa, a nova técnica torna a construção cinco vezes mais eficiente que as tradicionais e resistente a terremotos de até nove pontos na escala Richter. Por ser mais eficiente, o método é também mais econômico, e poderá se espalhar pelo mundo nas próximas duas décadas. Com isso, a China Broad Group pretende construir mais 150 prédios de 30 andares utilizando o mesmo método nos próximos anos. Veja o processo de construção do prédio no vídeo abaixo.
Fernando Beltrame, colunista Arquitecasa e diretor da Eccaplan