Uma pizzaria de contêineres e caixas de madeira

Uma pizzaria de contêineres e caixas de madeira

Depois da Starbucks, eis mais um exemplo de arquitetura sustentável e com baixa emissão de gases de efeito estufa. O arquiteto espanhol Pedro Scattarella utilizou contêineres e caixas usadas no transporte de materiais para construir uma pizzaria em Barcelona. O ambiente foi todo inspirado no porto de Nova York e aproveitou diversos materiais que estavam fora de uso.

Os tons sutis dos materiais de transporte usados na decoração são compensados com cadeiras coloridas e azulejos em vermelho escuro. Eles levam as cores do forno a todo o restaurante. Toda a sala de atendimento da pizzaria Los Sopranos é coberta por materiais que antes haviam sido usados em transporte, mas que foram reaproveitados através da técnica de upcycle.

Os ambientes internos são divididos em cozinha, balcão e área de jantar dupla, tendo um mezanino com vista para a cozinha, onde os clientes podem acompanhar todo o processo de preparo da pizza, através de uma parede de vidro.

Pequenas caixas de papelão ondulado foram convertidas em prateleiras que armazenam copos e outros utensílios do restaurante. Outros contêineres e caixas de armazenamento estão espalhados pelas paredes dos ambientes, atendendo a diferentes funções.

A pizzaria foi estruturada para receber clientes em grupos pequenos ou grandes. Por isso, há desde mesas de 4 lugares até uma mesa gigante com lugar para acomodar 16 pessoas.

Fernando Beltrame, colunista Arquitecasa e diretor da Eccaplan