Originário do México, o Bico de papagaio é considerado um pequeno arbusto ou arvoreta de tronco semi lenhoso e rústico, que floresce no Inverno.
Poinsétia é outro nome do Bico de papagaio
Mas ele tem vários nomes: Flor-de-Natal, Flor-de-Páscoa, Flor-de-São-João, Folha de sangue ou Euphorbia pulcherrima. Assim como a Primavera, o bico de papagaio tem folhas modificadas (brácteas), que são macias e podem chegar a 30 cm de largura e serem vermelhas, rosadas, brancas ou mescladas. As folhas comuns, todavia, são ásperas e medem de 10 a 20 cm. Já suas flores, localizadas nas pontas dos galhos adultos, são verde-amareladas, pequenas e no formato de cálices.
Dentro de casa, as brácteas vermelhas resistem por até seis semanas, enquanto as brancas duram, em média, dois meses. Já no jardim, o bico de papagaio pode atingir até 3 metros de altura, crescendo rapidamente em climas quentes. São indicados tanto para formação de conjuntos de plantas, quanto para estarem isolados.
A muda, o solo e a rega
Eles se multiplicam facilmente por estaquia, que deve ser preparada no final do inverno. A poda da ponta dos caules a cada dois meses é indicada quando você ou seu jardineiro quiserem multiplicar as brácteas em tamanho médio. Mas isso deve ser feito após o final do inverno, entre setembro e fevereiro. O Bico de papagaio gosta de receber a incidência direta do Sol, assim como de solo rico em matéria orgânica, bem úmido e drenado, e ligeiramente ácido. Molhe bem a planta quando o solo estiver seco. Se estiver em vaso, esvazie a bandeja de drenagem após a rega para que a planta não fique na água.
E você, procura por um bom Paisagista para projetar e implantar o jardim da sua casa?
Peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!