Tabela Price
Esta é a forma mais comum usada pelos bancos para amortizar o financiamento de um imóvel. Sua principal característica é a manutenção do valor das prestações ao longo do plano de pagamento, que é fixo, da primeira à última parcela.
Neste sistema, o valor da amortização começa menor e vai crescendo ao longo do pagamento das parcelas. Os juros, por sua vez, são maiores e vão caindo ao longo das prestações.
A Tabela Price é interessante para quem precisa enquadrar o valor da parcela no limite de até 30% da renda familiar, uma vez que as parcelas iniciais têm valor menor que as da Tabela SAC.
Sistema de Amortizações Constantes – SAC
Já o Sistema SAC é caracterizado por ter parcelas decrescentes ao longo do tempo. O valor amortizado é fixo, da primeira à última parcela. O que varia é o valor dos juros, que vão decrescendo ao longo do plano de pagamento do financiamento, fazendo com que a parcela fique cada vez menor.
Apesar de as parcelas do Sistema SAC terem valor inicial maior que o da Tabela Price, esse sistema é interessante. O motivo? Justamente, pela redução contínua no valor das parcelas. Se o valor da parcela está dentro do seu limite de comprometimento da renda, este sistema é indicado para você. Isto porque a amortização do saldo devedor será mais rápida do que a opção da Tabela Price.