Designer brasileiro transforma galões de água em lixeiras

lixeira

Os galões de água mineral possuem vida útil pré-definida.

Isso significa que, mesmo estando em bom estado de uso, eles não podem armazenar água por mais de três anos. Por causa disso, uma grande quantidade de plástico em boas condições é constantemente descartada no meio ambiente. Este descarte é algo grave, pois a decomposição do resíduo de garrafas plásticas demora 400 anos.

Para mudar este cenário, o designer mineiro Thomas Ananias Gonçalves propôs uma solução ecológica para este resíduo: desenvolveu um modelo de lixeira feito a partir destes galões descartados.

Nenhuma das partes do galão é perdida. Sua proposta foi cortar a parte superior dos galões e utilizar a parte inferior como cestos, deixando a parte superior como suporte para os pés. A partir daí, ele agregou outros materiais, como cabos de vassoura que se encaixam perfeitamente na boca do galão.

Assim, para produzir cada lixeira são utilizados cinco galões. Os cabos de vassoura são fixados na parte inferior de outros dois galões. Estes funcionam como suporte para manter o equilíbrio da estrutura. Além de oferecer uma alternativa sustentável para resíduos plásticos, a criação também incentiva a conscientização e o descarte adequado de materiais.

Uma solução simples e criativa para um grande problema.

Fonte: CicloVivo