Tecnologia tem sido fundamental no apoio à tomada de decisões em lojas de material de construção de pequeno e médio porte
Ela ajuda tanto no acerto, quanto na velocidade das decisões. Com o crescimento do setor de construção, empresas do varejo de material de construção investem cada vez mais em tecnologia para melhorar também seus resultados.
ArquitecasaPRO oferece aos lojistas o acesso a clientes que desejam comprar materiais de construção na região onde a loja atua. E ao se tornar um Fornecedor Verificado, você passa a dispor de um assistente virtual em sua página exclusiva do Arquitecasa e/ou em seu site, 24 horas por dia, 7 dias por semana, orientando o cliente nos temas relevantes para o seu negócio. Ou seja, a loja consegue vender seus produtos pela Internet sem que para isso precise ter uma loja virtual na Internet.
É possível vender material de construção pela Internet sem ter ao menos um site?
A resposta é SIM. O dono de uma loja do varejo de material de construção tem sua atenção muito focada na operação da loja, no seu dia-a-dia, que é pesado. Ele tem pouco tempo para pensar e fazer novas ações de marketing que tragam novos clientes.
Quando adere ao ArquitecasaPRO, a loja é encontrada pelos potenciais clientes de sua região através do aplicativo Arquitecasa, uma ferramenta gratuita desenvolvida para os consumidores estimarem os custos de suas obras (reforma ou construção).
Isto permite que o dono de uma pequena loja de materiais consiga focar sua atenção e tempo restritos no relacionamento com o cliente e na organização de sua loja e promoções.
Mas e a operação da loja em si?
Como organizar a sua loja de material de construção?
Estas são nossas 4 dicas para você organizar e melhorar o desempenho em vendas da sua loja de materiais:
- Disposição dos produtos: organização é a palavra-chave, então separe-os por setores, sinalizando com clareza onde está cada tipo de produto. Informe os preços com uso de etiquetas fixadas às prateleiras de exposição, logo abaixo de cada item.
- Atenção ao estoque: tenha muitos fornecedores, e programe suas compras e analise a saída de produtos. Fazer um bom controle permite que você mantenha um estoque sempre enxuto.
- Olho na iluminação: explore a luz natural e tenha uma iluminação artificial farta em toda a área de exposição dos seus produtos, valorizando os itens pequenos e as cores uniformes e escuras.
- Atenção à sua vitrine: aposte no uso de cores e faça combinações que façam o cliente antever o ambiente pronto. Isto é muito encantador.
Como atrair novos clientes para sua loja de material de construção?
Esta é a principal preocupação dos donos de lojas de material de construção de pequeno e médio porte em todo o Brasil, desde sempre. Antes do advento do ArquitecasaPRO, os donos de loja tinham que destinar uma boa parte da sua atenção e tempo para atividades de marketing como, por exemplo:
- Planejar o marketing digital da loja
- Criar e usar redes sociais da loja
- Criar estratégia e ações de Inbound Marketing
- Diferenciar-se neste desconhecido meio digital
A experiência do consumidor final
Os consumidores que vão construir ou reformar suas casas ou apartamentos, são transformados em leads e qualificados a partir de ferramentas que desenvolvemos para ajudá-los a buscar projetos e calcular o custo da obra. Na ferramenta de busca de projetos, este lead seleciona o tipo de projeto que deseja fazer e fornece uma série de informações que nos ajudam a entender seu objetivo. Um Consultor de Projeto faz o atendimento, orienta e encaminha esta demanda para os fornecedores locais de materiais e serviços. Na calculadora, os consumidores informam as características das obra que desejam fazer. Em seguida, recebem um cenário de custo de materiais e mão de obra necessários para realizar a reforma ou construção.
Como o uso da calculadora é gratuito, os consumidores calculam várias vezes até chegarem no cenário mais ajustado entre aquilo que desejam fazer e o valor que desejam ou podem investir. Assim, ultrapassam a fase de planejamento financeiro, podendo tomar a decisão de fazer a obra com mais segurança.
Os diferenciais
O primeiro grande diferencial do ArquitecasaPRO é que todos os pedidos de orçamento de materiais vêm acompanhados de uma lista quantitativa de materiais de construção, gerada durante a experiência do consumidor.
O segundo diferencial é o Banco de Preços Privativo que o lojista cadastrado no ArquitecasaPRO pode criar. Ao investir uma hora para configurar o banco de preços de seus produtos, o dono da loja de materiais de construção passa a desfrutar de uma grande economia de tempo. ArquitecasaPRO carrega os preços configurados pelo lojista, automaticamente, em cada orçamento que ele decide responder. Assim, o lojista consegue responder aos clientes que pediram orçamento em apenas 2 cliques.
Essa facilidade e rapidez potencializam o fechamento de novos negócios. Isso é ainda mais certo se o lojista faz contato com o cliente logo em seguida ao pedido de orçamento, visando esclarecer dúvidas e concluir a venda.
E você, tem uma loja de materiais de construção e deseja saber quem vai construir ou reformar em sua região?
Cadastre-se no ArquitecasaPRO e experimente grátis. Se tiver alguma dúvida, fale por Whatsapp com um de nossos especialistas.