Comprar uma casa pronta ou construir: o que é melhor?

Ter uma casa continua sendo um dos principais sonhos do brasileiro. Segundo pesquisa da consultoria Datastore Series, em julho de 2020, cerca de 11 milhões de famílias demonstravam interesse em comprar um imóvel num prazo de até 24 meses. Isso significa um aumento de 21,8% na intenção de compra em relação ao ano anterior.

Com as condições favoráveis do mercado, o que significa acesso a juros mais baixos e financiamentos facilitados, realizar este sonho parece estar cada vez mais fácil. Mas esse caminho apresenta uma bifurcação: você pode ter uma casa comprando um imóvel pronto ou construindo a sua casa. Então essa é a dúvida: comprar um imóvel pronto ou construir? A resposta depende sempre do perfil de quem vai comprar.

Casa pronta

Comprar uma casa pronta pode ser a solução ideal para quem está com pressa de se mudar e também para quem não tem paciência de acompanhar uma obra. Pode haver ainda outras vantagens:

Ausência de surpresas

A casa pronta permite que o comprador analise todos os detalhes da estrutura, acabamentos e instalações do imóvel. Por exemplo, é possível testar as instalações elétricas e hidráulicas e confirmar se estão funcionando corretamente, evitando surpresas desagradáveis. Ou, caso haja problemas, é possível avaliar quanto custa fazer o conserto.

Mas é importante que essa vistoria seja feita com cuidado, de olho no detalhe, caso contrário, o morador pode vir a ter, sim, surpresas desagradáveis.

Praticidade

Mudar-se em pouco tempo é uma das principais vantagens que a compra de uma unidade pronta apresenta. É só concluir o negócio, pegar as chaves e preparar a mudança.

Comodidade

Além disso, você não terá que lidar com empreiteiros, se o imóvel estiver em boas condições. Então, quem não dispõe de tempo ou vontade de enfrentar uma obra, o melhor é investir na pesquisa e busca por um imóvel em bom estado de conservação, pois esta é a solução ideal. E se você já dispõe dos recursos, melhor ainda: isso significa bom poder de negociação e você pode conseguir um melhor preço ao comprar o imóvel à vista.

Casa velha? Não, obrigado

Um detalhe importante: comprar um imóvel pronto não significa comprar um imóvel velho. Você pode comprar um apartamento ou casa pronta, e novos. Pense num lançamento de prédio de apartamentos ou condomínio de casas. São todos imóveis prontos e novos. A diferença para uma construção, que também será uma obra nova, é o grau de customização do espaço e o preço.

Num imóvel pronto, o projeto não foi concebido para a sua necessidade, e você deve se adequar ao espaço escolhido. Quanto ao preço, você sabe que além do custo de construção, que inclui o lucro e os impostos pagos pelo construtor, você também estará pagando o lucro e os impostos pagos pelo incorporador e vendedor, além do preço bitributado dos materiais adicionado ao lucro do construtor sobre estes insumos.

A construção e o terreno

Para quem pretende ter uma casa do seu jeito, atendendo às suas necessidades específicas ou da sua família, construir é o melhor caminho. Para levar esse projeto adiante, inicialmente, é preciso ter um local para fazer esta construção, ou seja, um terreno, um lote. Neste ponto, é preciso desfazer uma dúvida bastante comum entre as pessoas que estão nessa busca. É melhor comprar terreno em loteamento ou em condomínio fechado? Tecnicamente, não existe terreno à venda em condomínio de casas. O condomínio não vende terreno. Quando você compra um terreno em um loteamento fechado, este loteamento fechado não é um condomínio.

Loteamento fechado não é condomínio

No condomínio, a matrícula do terreno original continua sendo apenas uma, a chamada matrícula-mãe. O projeto do condomínio prevê a divisão das áreas privadas onde serão construídas as casas, e elas são efetivamente construídas. Cada morador tem uma fração ideal da área total e paga uma taxa condominial para manutenção das áreas comuns com valor proporcional à essa fração. Esssa situação é muito semelhante à que ocorre com os apartamentos. Então você não consegue comprar terreno em condomínio, só casa construída mesmo.

Um detalhe importante: em um condomínio de casas, as ruas internas são particulares, de domínio comum aos moradores, portanto a portaria implantada serve de controle e bloqueio de entrada e saída de moradores, visitantes e fornecedores. A portaria pode impedir a entrada de quem não estiver autorizado pelo morador, uma vez que a área interna do condomínio é particular.

No loteamento fechado, a matrícula do terreno inicial é subdividida em várias matrículas-filhas, atribuídas a cada terreno a partir de um projeto de parcelamento do solo. As ruas internas do loteamento são públicas, ou de domínio público, e uma eventual portaria implantada serve apenas para controle de moradores, visitantes e fornecedores, não de bloqueio de acesso. Ou seja, uma portaria em loteamento fechado não pode impedir a entrada de ninguém porque, sendo área de domínio público, o direito de ir e vir é garantido a qualquer cidadão.

Para construir a casa dos sonhos

Identicado o terreno, você vai precisar de um arquiteto para construir a casa dos seus sonhos. É ele quem vai te ajudar a pensar em todos os detalhes da futura moradia e deixar a casa personalizada, com o seu gosto, com a cara da sua família. Desta forma, é possível definir o tipo e a qualidade dos acabamentos, a disposição dos ambientes, a metragem, a quantidade de pavimentos, se terá área de churrasqueira, piscina, garagem.

Menor custo

Geralmente, mesmo somando o custo do terreno ao custo de construção, uma casa construída custa menos do que uma casa ou apartamento já prontos. E o custo de construção de uma casa pode ser 30% abaixo do que um imóvel comprado pronto para morar.

Não tem todo o dinheiro? Faça a obra em fases

Se você não dispõe de todo o capital para investir na construção e não quer fazer um financiamento, pagando juros, pode construir sua casa em fases de acordo com seu fluxo de caixa. Claro, nesse caso, o tempo não pode ser uma variável importante.

Essa opção garante flexibilidade. Se ocorrer algum imprevisto, é possível paralisar a obra pelo tempo que se achar necessário. Mas atenção: antes de iniciar a construção, recomendamos que você analise o seu fluxo de caixa, avalie suas receitas e despesas e o valor do investimento total a ser feito. Obra parada deprecia o capital investido e você só o recuperará se finalizar a obra.

Nem sempre a obra é demorada

Atualmente, o mercado de construção oferece variedades de sistema construtivo que permitem a construção em curtíssimo período de tempo. Por exemplo, uma casa de Steel Frame (estrutura de aço) com 300m2 pode ter o processo completo, desde a elaboração dos projetos até a entrega da obra, durando até 6 meses. O Steel Frame traz ainda a vantagem adicional da excelente qualidade e performances acústica e térmica da casa.

Está pensando em construir a sua casa? Nossa missão é garantir uma jornada segura para você construir com tranquilidade e dentro do seu orçamento. 

Preencha o formulário para nos ajudar a entender seu objetivo e a tornar seu caminho rápido e fácil.