Comprar uma casa pronta ou construir: o que é melhor?

Comprar uma casa pronta ou construir: o que é melhor?

Casa dos sonhos

Ter uma casa continua sendo um dos principais sonhos do brasileiro. Segundo pesquisa da consultoria Datastore Series, em julho de 2020, cerca de 11 milhões de famílias demonstravam interesse em comprar um imóvel num prazo de até 24 meses. Isso significa um aumento de 21,8% na intenção de compra em relação ao ano anterior.

Com as condições favoráveis do mercado, o que significa acesso a juros mais baixos e financiamentos facilitados, realizar este sonho parece estar cada vez mais fácil. Todavia, este caminho apresenta uma bifurcação. Você pode ter a sua casa por meio da compra de um imóvel pronto ou construindo a sua casa. Então essa é a dúvida: comprar um imóvel pronto ou construir? A resposta depende sempre do objetivo e do perfil de quem vai comprar.

Casa pronta

Comprar uma casa pronta pode ser a solução ideal para quem está com pressa de se mudar e, ao mesmo tempo, não tem paciência para acompanhar uma obra. Pode haver ainda outras vantagens:

Ausência de surpresas

A casa pronta permite que o comprador analise todos os detalhes da estrutura, acabamentos e instalações do imóvel. Por exemplo, é possível testar as instalações elétricas e hidráulicas e confirmar se estão funcionando corretamente, evitando surpresas desagradáveis. Ou, caso haja problemas, é possível avaliar quanto custa fazer o conserto e pleitear desconto no preço da casa.

Por isso, é importante que essa vistoria seja feita com cuidado, de olho no detalhe, caso contrário, o morador pode vir a ter, sim, uma surpresa desagradável.

Praticidade

Mudar-se em pouco tempo é uma das principais vantagens que a compra de uma unidade pronta apresenta. É só concluir o negócio, pegar as chaves e preparar a mudança.

Comodidade

Além disso, você não terá que lidar com empreiteiros, se o imóvel estiver em boas condições. Então, quem não dispõe de tempo ou vontade de enfrentar uma obra, o melhor é investir na pesquisa e busca por um imóvel em bom estado de conservação, pois esta é a solução ideal. E se você já dispõe dos recursos, melhor ainda: isso significa bom poder de negociação e você pode conseguir um melhor preço ao comprar o imóvel à vista.

Casa velha? Não, obrigado

Um detalhe importante: comprar um imóvel pronto não significa comprar um imóvel velho. Você pode comprar um apartamento ou casa pronta, e novos. Pense num lançamento de prédio de apartamentos ou condomínio de casas. São todos imóveis prontos e novos. A diferença para uma construção, que também será uma obra nova, é o grau de customização do espaço e o preço.

Num imóvel pronto, o projeto não foi concebido para a sua necessidade, e você deve se adequar ao espaço escolhido. Quanto ao preço, você sabe que além do custo de construção, que inclui o lucro e os impostos pagos pelo construtor, você também estará pagando o lucro e os impostos pagos pelo incorporador e vendedor, além do preço bitributado dos materiais e lucro do construtor sobre estes insumos.

A construção e o terreno

Para quem pretende ter uma casa com a sua cara, atendendo às suas necessidades específicas e/ou da sua família, construir é o melhor caminho. Para levar este projeto adiante, é preciso ter um local para fazer a construção, ou seja, um terreno. Neste ponto, é preciso desfazer uma dúvida bastante comum entre as pessoas que estão nessa busca. É melhor comprar terreno em loteamento ou em condomínio fechado? Tecnicamente, não existe terreno à venda em condomínio de casas. O condomínio não vende terreno. Quando você compra um terreno em um loteamento fechado, este loteamento fechado não é um condomínio.

Loteamento fechado não é condomínio

No condomínio, a matrícula do terreno original continua sendo apenas uma, a chamada matrícula-mãe. O projeto do condomínio prevê a divisão das áreas privadas onde serão construídas as casas, e elas são efetivamente construídas. Cada morador tem uma fração ideal da área total e paga uma taxa condominial para manutenção das áreas comuns com valor proporcional à essa fração. Esssa situação é muito semelhante à que ocorre com os apartamentos. Então você não consegue comprar terreno em condomínio, só casa construída sobre uma parcela do terreno total.

Um detalhe importante: em um condomínio de casas, as ruas internas são particulares, de domínio comum aos moradores. Portanto a portaria implantada serve de controle e bloqueio de entrada e saída de moradores, visitantes e fornecedores. A portaria pode impedir a entrada de quem não estiver autorizado pelo morador, uma vez que a área interna do condomínio é particular.

No loteamento fechado, a matrícula do terreno inicial é subdividida em várias matrículas-filhas, atribuídas a cada terreno a partir de um projeto de parcelamento do solo. As ruas internas do loteamento são públicas, ou de domínio público, e uma eventual portaria implantada serve apenas para controle de moradores, visitantes e fornecedores, não de bloqueio de acesso. Assim, uma portaria em loteamento fechado não pode impedir a entrada de ninguém. Sendo área de domínio público, o direito de ir e vir é garantido a qualquer cidadão.

Para construir a casa dos sonhos

Identificado o terreno, você vai precisar de um arquiteto para construir a casa dos seus sonhos. É ele quem vai te ajudar a pensar em todos os detalhes da futura moradia e deixar a casa personalizada, de acordo com o seu gosto, da sua família. Dessa forma, é possível definir o tipo e a qualidade dos acabamentos, a disposição dos ambientes, a metragem, a quantidade de pavimentos, se terá área de churrasqueira, piscina, garagem.

Menor custo

Geralmente, mesmo somando o custo do terreno ao custo de construção, uma casa construída custa menos do que uma casa ou apartamento já prontos. E o custo de construção de uma casa pode ser de 30% a 50% mais baixo do que um imóvel comprado pronto para morar.

Financiamento e sistema construtivo

Não tem todo o dinheiro? Financie a construção da casa

Se você não dispõe de capital para construir e quer ter uma casa do seu jeito, faça sua casa financiada. Há linhas de crédito com essa finalidade específica e taxas de juros bem atraentes. Neste caso, é preciso ter é uma renda familiar mensal que lhe permita comprometer até 30% no pagamento do financiamento dessa construção. Também é possível financiar a compra do terreno, caso você ainda não tenha, tudo feito num único processo de financiamento.

O crédito também pode ser usado para financiar a construção de casa em Steel Frame, o que permite a você desfrutar da casa nova rapidamente. Uma casa feita com este sistema construtivo fica pronta em até 8 meses, em média, incluído aí o tempo de aprovação do projeto. O Steel Frame traz ainda a vantagem adicional da excelente qualidade e performances acústica e térmica da casa.

Não quer fazer financiamento? Faça a obra em fases

Você não dispõe de todo o capital para investir na construção e também não quer fazer um financiamento? Sem problema. Você pode construir sua casa usando a técnica convencional, em fases, de acordo com seu fluxo de caixa. Claro, nesse caso, o tempo não pode ser uma variável importante.

Essa opção garante flexibilidade. Se ocorrer algum imprevisto, é possível paralisar a obra pelo tempo que se achar necessário. Mas atenção, antes de iniciar a construção. Recomendamos que você analise o seu fluxo de caixa, avalie suas receitas e despesas e o valor do investimento total a ser feito. Obra parada deprecia o capital investido e você só o recupera quando e se finaliza a obra.

Está pensando em construir sua casa? Nossa missão é garantir uma jornada segura para você construir com tranquilidade e dentro do seu orçamento. 

Preencha o formulário para nos ajudar a entender seu objetivo.