Espelhos na decoração: vantagens e dicas para a sua casa

O uso de espelhos oferece diversas possibilidades para a decoração. Afinal, os espelhos são elementos que contribuem de modo a destacar os espaços, por meio da sofisticação.

Além da sua função, a possibilidade de decorar diferentes ambientes e a facilidade de combiná-los com outros elementos da decoração, os espelhos são uma ótima opção para quem busca um ambiente despojado e, ao mesmo tempo, elegante.

Confira a seguir as vantagens de utilizar os espelhos na decoração e conheça dicas especiais para utilizá-los na sua casa.

Vantagens de utilizar espelhos na decoração

Com ou sem moldura, em uma composição com quadros ou outros objetos decorativos, com um estilo mais clássico ou mais minimalista, os espelhos podem dar um toque especial para a sua decoração.

Sensação de amplitude

Os espelhos podem ser utilizados de modo a aumentar os espaços, isto é, eles contribuem para a sensação de amplitude dos ambientes.

Por exemplo, ao posicionar um espelho para ocupar grande parte de uma parede branca, é possível dar uma percepção de maior amplitude. Assim, espelhos grandes tendem a aumentar espaços pequenos.

O mesmo pode ser feito para proporcionar mais profundidade a um cômodo em específico, uma ótima opção para lugares mais compactos.

Diversidade de estilos

Espelhos de diferentes tamanhos, cores e molduras. Fonte: Unsplash 

Independentemente do tamanho, das cores predominantes ou da decoração presente na sua casa, os espelhos são uma ótima pedida, pois combinam com todos os estilos decorativos.

Além disso, os espelhos ainda contribuem para dar mais vida aos ambientes, isto é, trata-se de um item que, além da sua funcionalidade, contribui visualmente para a decoração.

Experimente instalar uma peça em uma parede lisa e perceba a diferença. Espelho no banheiro, por exemplo, é um item bastante comum, mas dependendo da escolha por utilizar molduras ou não, assim como diferentes cores, contribui para compor o ambiente.

Melhor proveito dos espaços

Em espaços compactos, além da amplitude e da profundidade, os espelhos auxiliam por meio da sua praticidade.

Você pode colocá-los em armários, por exemplo, posicionando-os dentro ou fora do móvel, conforme for mais útil para quem os utiliza.

Além disso, os espelhos podem servir de elemento decorativo por meio de diferentes composições. Misturando-os com quadros, ou, então, compondo-os com vários espelhos de tamanhos diferentes, posicionados lado a lado, por exemplo.

Como decorar sua casa utilizando espelhos

Independentemente do tamanho, das cores, do estilo decorativo ou da textura da moldura, além de refletir imagens, os espelhos dão profundidade e modificam os ambientes.

Aproveite o toque elegante que este elemento pode levar para a sua casa. Confira nossas dicas para aproveitar ao máximo a decoração com espelhos.

A iluminação é sua aliada

Um dos fatores que contribui com a amplitude e a profundidade por meio dos espelhos é a capacidade que estes elementos possuem de refletir uma grande quantidade de luz.

Além de ampliar cômodos e destacar a profundidade dos espaços, é possível evidenciar pontos específicos, por meio da iluminação.

Atenção aos detalhes

Para garantir que os espelhos estejam bem-posicionados e contribuam positivamente com a decoração, é importante se atentar ao que ele refletirá.

Cuide para que o espelho reflita elementos da sua escolha. Fonte: Unsplash

Da mesma maneira que o espelho auxilia na profundidade e aumenta a luminosidade dos cômodos, também reflete diferentes elementos, de acordo com o local onde é posicionado.

Então, para valorizar o ambiente, certifique-se de que o espelho refletirá objetos ou paredes que te agradem.

Aproveite a sofisticação

Caso opte por um modelo de espelho com moldura, saiba que é possível criar uma decoração muito específica, aproveitando ao máximo as cores e os tamanhos.

Seja utilizando um toque mais vintage e clássico, seja despojado e ousado, você pode aliar as características da moldura aos outros objetos decorativos que estão dispostos no ambiente, criando harmonia ou proporcionando um contraste interessante.

Dê um destaque especial a algum ponto específico

A ideia de criar um ponto focal para um cômodo específico funciona muito bem com o uso dos espelhos.

Este é um recurso que oferece bastante sofisticação para os cômodos, principalmente em salas de jantar ou quartos, por exemplo.

O espelho contribui para dar mais destaque e, assim, pode evidenciar as cores de determinado elemento, ou então, a própria amplitude dos espaços.

Ajuste a posição dos espelhos (como quiser)

Quando a decoração diz respeito a aparelhos televisivos ou quadros, por exemplo, a regra é manter o centro na altura dos olhos.

Decoração flexível e liberdade para posicionar o espelho. Fonte: Unsplash

Entretanto, em relação aos espelhos, a decoração é mais flexível, isto porque é possível utilizá-los em diferentes tamanhos, e a altura pode ser ajustada conforme a composição desejada.

Deixe a criatividade fluir!

Se você está em busca de um imóvel novo, como apartamentos à venda em São Paulo, e precisa de mais dicas úteis em relação à jornada de compra, então não deixe de conferir o e-book “Busca e Aquisição de Imóvel: A Jornada” e descubra como esse processo pode ser tranquilo!

Esta matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de imóveis novos do Brasil.